Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio.
O zinco é um elemento químico de símbolo Zn, número atômico 30 (30 prótons e 30 elétrons) com massa atómica 65,4 unidade de massa atómica. À temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido....
Zinco | |
---|---|
Densidade, dureza | 7140 kg/m, 2,5 |
Propriedade atómicas | |
Massa atómica | 65,38(2) u |
Raio atómico (calculado) | 134 pm |
Formas de obtenção dos metais De forma geral, os metais são obtidos a partir de rochas minerais e estão associados a outros materiais ou elementos. Assim sendo, é necessário separá-los, o que ocorre por meio de técnicas da siderurgia, como a eletrólise, ou ainda por meio de reação química com outras substâncias.
Os elementos que possuem menos de 4 elétrons na camada de valência (CV) são METAIS, enquanto aqueles que possuem mais de 4 elétrons na camada de valência são AMETAIS.
Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios). Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados.
Ambos têm como característica uma coloração mais amarelada. O latão é uma liga metálica composta por cobre e zinco, enquanto o bronze tem como elementos principais o cobre e o estanho.
O bronze é caracterizado por sua cor marrom avermelhada (dependendo das ligas de bronze), enquanto o latão tem uma superfície dourada opaca. O latão pode variar na cor do vermelho ao amarelo, dependendo da quantidade de zinco adicionado à liga.
Os metais em geral formam bases de Arrhenius (bases constituídas com o ânion hidroxila) e sais (básicos ou anfóteros). Entretanto, o Ouro forma o ácido cloroáurico ou Ouro líquido (provavelmente um dos pouquíssimos ácidos metálicos), cuja utilização é em experimentos que necessitem de extração ou síntese do metal a partir desse composto.
Os metais pesados são metais que apresentam alta reatividade e densidade específica. Causam efeitos nocivos em organismos por serem cumulativos (todos os metais pesados), mutagênicos (como o Mercúrio e Chumbo) e até cancerígenos ( Cromo, Cádmio, Arsênio ).
Os metais estão presentes no dia-a-dia de qualquer pessoa, por terem características específicas de seu grupo (ductilidade, maleabilidade, condutividade térmica e elétrica, resistência e brilho) e por serem os elementos mais abundantes do planeta: o núcleo da Terra é composto em sua maioria de Níquel e Ferro.
Os metais ferrosos mais comuns são: Aço, ferro fundido e ferro laminado. Para ser considerado aço, o material deve conter, no máximo, 1,7% de carbono. O aço apresenta uma grande aplicabilidade na engenharia estrutural. Quando utilizado nesse ramo, a composição de carbono utilizada é de até 0,29% para evitar perdas de propriedades interessantes.
Como é o ciclo de vida das briófitas?
Quanto pesa um grampo de cerca?
O que acontece com Jaqueline em Ti Ti Ti?
Quais são as qualificadoras do crime de roubo?
Quais são os atuais setores de produção no Brasil?
Quantas miligramas de tadalafila pode tomar por dia?
O que é caloria dos alimentos?
O que são os carboidratos lipídios e proteínas?
Onde está localizado o ponto de McBurney?
Quantas testemunhas podem ser arroladas no Tribunal do Júri?
Quais os objetivos do Programa saúde do Homem?
O que se comemora no mês de outubro?
Qual é o smartphone mais vendido no mundo?
Quanto tempo a construtora tem para devolver dinheiro?
Como tirar cicatriz do rosto remédio caseiro?