Qual é a Coloração de Um Vinho de Guarda? Durante o período de guarda os rótulos passam por um processo de micro oxigenação que ocasiona alterações na cor. Vinhos tintos adquirem uma coloração mais alaranjada, próxima do tijolo. Vinhos rosés também ganham nuances alaranjadas mais intensas.
A regra geral (com as devidas exceções) é de 3-5 anos para os tintos e 2-3 anos para os brancos. Isto quando a garrafa é corretamente conservada, ou seja, deitada, em lugar fresco e ao abrigo da luz. Caso contrário este prazo pode se reduzir ainda mais. Do lado oposto, a minoria esmagada de vinhos de guarda.
No contra rótulo, um vinho geralmente costuma ter os seguintes dizeres: “validade indeterminada”. Alguns ainda vão além e acrescentam: “validade indeterminada desde que conservado em local seco e fresco, ao abrigo da luz e preferencialmente na posição horizontal”.
Existe um ditado que diz que quanto mais velho, melhor o vinho. ... Nela é possível encontrar informações sobre o potencial de guarda do vinho, ou seja, indica o tempo ideal para consumir o vinho no seu melhor estado. Durante esse tempo, há uma evolução positiva de aromas e sabores se bem conservado.
Veja, na galeria de imagens a seguir, os 25 melhores produtores de Barolo e as 25 Menções Honrosas:
- Não deixe o vinho na geladeira depois de aberto por muito tempo. Segundo Dian, os vinhos podem ser guardados por até 2 dias na adega ou geladeira, desde que retirado o oxigênio de dentro da garrafa (saiba mais sobre isso no passo abaixo).
Os bons vinhos devem ser armazenados deitados, protegidos de vibrações, luz, atmosfera seca, calor e, acima de tudo, significativas variações de temperatura em um curto período. Deve-se ter cuidado inclusive com a vibração em algumas adegas climatizadas.
Na dúvida, vale a pena consumir seus vinhos brancos em dois anos (no máximo cinco) e seus tintos em cinco (no máximo dez). E por que guardar? Antes de guardar um vinho para envelhecê-lo, você precisa se perguntar o porquê de estar fazendo isso.
Quais os Aromas de Um Vinho de Guarda? Os aromas também são alterados durante a guarda, com a eflorescência dos aromas terciários e a formação do bouquet. Emergem aromas de castanhas, como nozes, amêndoas e avelãs, couro, caramelo, mel, terra úmida, folhas secas e frutas secas, como ameixa, damasco e figo.
“Comprei um vinho tinto chileno há cinco anos. Ele ainda está bom para ser consumido? Quanto tempo posso guardar um vinho?”, pergunta o leitor Robson Aquino. No contrarrótulo, um vinho geralmente costuma ter os seguintes dizeres: “validade indeterminada”.
Mas as grandes vinícolas, de regiões vinícolas tradicionais e que produzem vinhos de guarda devem com certeza estar no seu radar na hora da escolha de vinhos para envelhecer. Se tratando de adquirir vinhos para longa guarda, eu ficaria um pouco mais conservador. Nem todas as safras são aptas para longo envelhecimento.
Qual o suco de uva mais saudável?
Qual é a região mais rica da Alemanha?
Como é o caderno do professor?
Como criar uma pasta segura no celular?
Qual é o sinônimo de desordenadamente?
Qual a indicação do Corticorten?
O que passar no couro cabeludo depois da progressiva?
O que leva uma pessoa deixar de amar?
Quais foram as diferentes eras da qualidade visitadas pela Gerdau ao longo do período?
Em qual capítulo do mangá Wotakoi parou?
Por que os vasos sanguíneos se dilatam?
Quanto tempo dura o Sculptra no glúteo?