Se você comprar uma placa de vídeo que consome 150 watts, você deverá comprar uma placa de pelo menos 350 watts. Brandão recomenda que o usuário calcule mais 20% do total de energia que os equipamentos consomem para escolher a sua fonte. No caso citado acima, a fonte ideal seria de 420 watts.
Já com relação ao consumo de energia, a RTX 3060 terá TDP de 170W, com a necessidade de uma fonte de alimentação de 550W. Para a RTX 3060 Ti, o consumo será o mesmo, porém a recomendação é de uma fonte de 600W.
Procure fontes de alimentação que informem os valores em Watts como “reais”. Além disso, você pode preferir as marcas mais conhecidas no mercado como Corsair, Seasonic, Thermaltake, dentre outras. Quanto mais desconhecida for a marca, mas “folga” em Watts o seu PC vai precisar.
É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.
Ao escolher uma placa de vídeo, um dos pontos que devem ser levados em consideração é a potência da fonte de alimentação. Isso porque a placa pode não funcionar corretamente ao usar uma fonte com baixa potência. Por outro lado, se você comprar uma fonte com muita potência, pode estar jogando dinheiro fora.
Desta forma você usa uma fonte adequada à sua configuração e protege seu PC. Lembre-se, porém, de sempre comprar uma fonte com potência, em média, 20% maior, para ter uma folga caso queira fazer upgrades. Como trocar a placa de vídeo do notebook?
Qual a fruta que tem menos açúcar?
Qual a distância entre terças de telhado?
Como criar um arquivo KMZ no Google Earth?
Quanto custa implante de 1 dente?
Quanto tempo o corpo esfria após a morte?
Como escrever por do sol no plural?
Como criar página de empresa no facebook?
Onde encontrar cursos online gratuitos com certificado?
Quais as palavras certas para iniciar um resumo?
Qual a temperatura de incubação para microrganismos Psicrotróficos?
O que significa agir de forma imparcial?