Ao assinar o verso do cheque ( endosso), não deixe campo para anotações anterior a sua assinatura. Guarde seus talonários em local seguro, onde outras pessoas não possam saber ou acessar.
Cheque devolvido é causado por falta de fundos, conta encerrada, divergência na assinatura e outros motivos. Em alguns casos, o nome do consumidor vai para o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). Para regularizar a situação, é preciso contatar o credor, pagar a dívida e levar o comprovante ao banco.
Nesse grupo estão todos os cheques sustados ou revogados, incluindo por roubo, furto ou extravio do cheque preenchido ou do talão em branco. Também inclui os casos em que o emissor se esqueceu de assinar o cheque ou assinou errado.
Na "divergência ou insuficiência de assinatura", caso 22, o valor do cheque deve ser pago pelo banco sacado e transferível ao cliente. ... Nesta situação, o consumidor não deve pagar pela conta, já que foi vítima de fraude e ainda não há pagamento de taxa.
As assinaturas devem ser verificadas, mas o banqueiro não é responsável pela sua autenticidade porque ele não é nenhum perito. É suficiente que o banco verifique a conformidade aparente com os exemplares de assinaturas que estão manuscritas pelo titular da conta corrente nas fichas depositadas.
Você tem a opção de recuperar o cheque e substituí-lo por um que esteja assinado de acordo com o cadastro ou corrigir a assinatura em sua agência e solicitar a reapresentação. Caso o cheque tenha sido devolvido por falta de assinatura, a mesma pode ser inserida e o cheque reapresentado.
CHEQUE E DIVERGÊNCIA DE ASSINATURA: QUEM ASSINA DE FORMA INDEVIDA PODE RESPONDER CRIMINALMENTE. A devolução do cheque por “divergência de assinatura”, também conhecida como alínea 22, pode trazer a responsabilidade, inclusive criminal, de quem assinou em nome de terceiros.
Floreie bastante a assinatura. Você pode usar esse espaço de diversas maneiras, mas se só for preparar o cheque para ser depositado ou sacado, o mínimo a fazer é assinar. O nome assinado deve ser igual ao daquele para quem o cheque foi escrito. Se a frente do documento indicar que o dinheiro é para o "Beto", não assine "Roberto".
Um endosso sem restrições (apenas a assinatura) significa que qualquer pessoa que tiver o cheque em mãos pode sacá-lo legalmente. Por isso, você deve proteger o documento assinado como faria com dinheiro. Espere para assinar o cheque depois que chegar ao banco onde o depositará.
Até ao aparecimento dos meios electrónicos, o cheque era o meio de pagamento que melhor aliava segurança e facilidade de utilização a uma elevada aceitação, embora não seja tão rápido e garantido como, por vezes, se supõe.
Se possível, declare a que destina o pagamento do cheque e assine imediatamente após a declaração, sem espaços. – Não desconte cheques com estranhos e use apenas os bancos ou postos autorizados. – Não empreste cheques para outra pessoa. – Guarde seus talonários em local seguro, onde outras pessoas não possam saber ou acessar.
O que é Ação de Graças nos EUA?
Qual é o comportamento dos custos no curto e longo prazo?
Quais os tipos de abordagem no atendimento ao cliente?
Como major Quaresma caracteriza o governo de Marechal Floriano?
O que que é lesão no estômago?
Como é o comportamento de um cavalo?
Como se desenvolve uma neoplasia?
Como criar uma poesia romântica?
O que foi o ciclo do ouro no Brasil?
Como o oxigênio e gás carbônico é transportado através do sangue?
Como recuperar podocarpo seco?
Como recuperar um jogo vinculado ao Facebook?
O que fazer quando a planta começa a secar?
Como acessar Samsung Notes no iPhone?