Duas maneiras de remover o molde: Podemos retirá-lo raspando-o cuidadosamente com uma faca, com cuidado para retirarmos o bolor da parte do queijo que saiu. Assim, limpamos o queijo e não o danificamos. Outra forma de limpar é com um pano húmido, passarmos sobre a área de saída do molde.
“Você pode comê-lo. Terá um sabor de musgo, de cogumelo: ...de mofo. Você pode tirar essa camada e o queijo, dentro, terá o mesmo sabor”, conta a especialista Laia Pont. ... Em geral, pode-se comer o mofo que fez parte da elaboração do queijo, o que ocorre com alguns tipos de roquefort, de brie ou de camembert.
Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade. Nesse caso, ainda é possível fazer uma reclamação diretamente ao distribuidor, como supermercados, ao fabricante ou até mesmo ao órgão responsável pelos direitos do consumidor.
Queijos finos e mofados - Camembert, Gorgonzola, Morbier e Saint - Paulin.
“Se o queijo se apresentar desse jeito, está com contaminação. Provavelmente estará com mofo superficial. Se o mofo apareceu há pouco tempo, deve-se cortar o pedaço que está ruim. O resto pode ser consumido, porque o mofo demora a migrar”, explica.
Tradicionalmente, deixa-se o bolor desenvolver em um pão especial, que depois é seco e reduzido a pó e misturado à coalhada, durante o processo de fabricação dos queijos. A coalhada após a retirada do soro é colocada em moldes, com nenhuma ou ligeira prensagem.
A maioria das pessoas apenas tira o pedaço mofado e come o restante. Se você é do time que apenas tira o verdinho fora, saiba que por dentro, o pão ainda está bolorento. De acordo com o Brasil Post, apenas retirar a parte que aparenta mofada, eliminando os esporos do fungo, não elimina suas raízes.
Qualquer tipo de queijo que esteja cortado, fora da embalagem, deve ser conservado em geladeira. Quando a borda do queijo está esbranquiçada significa que há nele mofo ou levedura. Para isso, basta lavá-la e enxugá-la.
O queijo com mofo deve ser consumido com precaução principalmente por crianças e mulheres grávidas, já que eles podem causar alergias. Pessoas com problemas digestivos também deveriam tomar cuidado. A fermentação da soja na produção de molho é realizada com a influência do fungo do gênero aspergillus fumigatus.
Já nos queijos duros e curados, como parmesão ou gouda, pode-se remover a superfície estragada e comer o restante do queijo de forma segura, porque estes tipos de queijos têm menos umidade e dificultam o crescimento dos micro-organismos, não estragando o restante do queijo.
A melhor forma de saber se o queijo mofado está estragado e não pode ser consumido é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado.
Cottage, cream cheese, queijo-minas frescal, requeijão e ricota, são exemplos de queijos frescos e cremosos, com alta umidade e devem ser descartados imediatamente, caso apresente sinais de apodrecimento, como alterações de aroma, esverdeamento ou presença de bolor, porque os fungos e bactérias espalham-se rapidamente por esse tipo de queijo.
Como saber se tem sinal de TV digital?
Como instalar Google Chrome en Linux Mint 32 bits?
O que quer dizer ser um orador?
Como calcular a potência em corrente alternada?
Como saber seu número de calçado nos EUA?
Como saber de qual cidade é a placa do veículo?
Como conferir se o boleto e verdadeiro?
Como descobrir de qual santo sou filho?
O que é titularidade 1 2 3 Bradesco?
Como descobrir nomes de antepassados?
Como saber com quem você mais conversa no Facebook?
Como um homem deve andar com elegância?
Como saber quanto é o HD do meu notebook?
Como baixar o Adobe Flash Player no Android?
Como ser voluntária em um orfanato?
O que faço para ser voluntária?
O que fazer para ser produtivo no trabalho?