Para ocorrer essas transformações é preciso obedecer algumas regras e propriedades operatórias dos logaritmos. Dado o logaritmo loga x = y de base a, para transformar o mesmo logaritmo para a base b, o logaritmo ficará assim: logb x = z.
Dois logaritmos de mesma base são iguais se, e somente se, o logaritmando for igual. Exemplo numérico: Sabendo que logb8 = logba, então a = 8. logbbn = n, pois, pela definição, bn = bn.
Definição. Sendo a e b números reais positivos, chama-se logaritmo de b na base a, o expoente em que a deve ser elevado de modo que a potência obtida de base a seja igual a b. Assim, o logaritmo nada mais é que um expoente. Dizemos que "a" é a base do logaritmo, "b" é o logaritmando e "x" é o logaritmo.
O logaritmo da base 10 (b = 10) é chamado de logaritmo comum (ou decimal) e tem diversas aplicações na ciência e engenharia. O logaritmo natural (ou neperiano) tem a constante irracional e (≈ 2,718) como base e é utilizado na matemática pura, principalmente em cálculo diferencial.
Qual é a resistência de uma lâmpada?
O que planta pouco colhe pouco?
Qual a importância das rodovias para o desenvolvimento de uma nação?
Quem tem candidíase pode comer arroz?
Quem são os intocáveis ou dalits?
Quais são as desvantagens da progressiva?
Quanto tempo leva para aprender JavaScript?
Qual é a função do capital social?
Quanto tempo remédio em gota faz efeito?
O que é bom para dor de barriga de verme?
Que horas começa a prova de amor?
O que significa a NR32 e qual sua importância para as empresas instituições?
Como ocorreram as três fases do Direito Comercial?