Resolução pela operação inversa Quando uma equação do segundo grau é incompleta porque b = 0, existe um método prático para resolvê-las que facilita todo o cálculo. Para usá-lo, basta fazer passar o coeficiente c para o segundo membro (invertendo seu sinal) e calcular a raiz quadrada em ambos os membros da equação.
As fórmulas citadas são as seguintes: Exemplo: a equação incompleta 2x 2 + 32x = 0 tem como discriminante: Nas equações em que C = 0, note que em todos os termos aparece a incógnita x. Nesse caso, é possível colocar x – e outros fatores, caso existam – em evidência e analisar o resultado disso para encontrar as raízes da equação.
As equações incompletas do 2º grau podem ser resolvidas de outro modo. Veja: Toda equação incompleta do 2º grau, que possui o termo b com valor igual a zero, pode ser resolvida isolando o termo independente. Observe a resolução a seguir:
Quando as equações do 2º grau são incompletas, é possível isolar a incógnita x, o que facilita, e muito, a resolução deste tipo de equação. Olá, pessoal! Como vão? Hoje nós vamos estudar as equações do 2º grau incompletas, aquelas que podem ser resolvidas sem o uso da fórmula de Bhaskara ou do método da soma e produto .
Quando apenas o coeficiente c é igual a zero, é possível calcular os resultados da equação do segundo grau usando a fórmula de Bháskara, conforme foi dada acima, ou apenas colocando a incógnita em evidência. Na equação x 2 + 16x = 0, teremos:
Quando Marina Colasanti começou a escrever?
Como fazer um pagamento pelo Mercado Pago?
Qual é a origem da música gospel?
O que é link de pagamento PagSeguro?
Como a culinária paulista foi criada?
Como sair de um grupo sem ser indelicada?
Qual a origem do mês de agosto?
O que significa engajamento nas redes sociais?
Como sair de um grupo no mensagens?
Como calcular a pressão atmosférica de uma cidade?
Onde se encontra o Prompt de Comando?
Como sair do drive compartilhado?