O barco mais antigo descoberto pelos arqueólogos até então, é uma canoa. Foram construídas com os troncos de árvores coníferas, utilizando Ferramentas de Pedra. Por volta do século XXX a.C., no Antigo Egito, já se conhecia como montar cascos de embarcações com tábuas de madeira.
Em 1807, Robert Fulton, dos Estados Unidos, conseguira uma façanha. Seu barco de rodas Clermont foi equipado com um motor a vapor inventado por James Watt. A nova engenhoca mostrou-se rentável e passou a ser empregada na navegação fluvial e costeira.
A Navegação na Antiguidade foi impulsionada por povos antigos que se lançaram aos mares, entre eles os viquingues, Gregos e Fenícios. A maioria dos povos antigos usavam navios de guerra em grandes batalhas, como os Gregos nos 500 anos de guerra contra os Persas.
Seres humanos em estágio inicial de evolução, ou até mesmo seus antepassados pré-humanos, podem ter saído ao mar muito antes do que qualquer pesquisador imaginava.
O princípio é antigo: eclusas já eram usadas pelos chineses no século VII. E eles viraram mestres no assunto, tanto que a atual construção, no rio Iangtsé, da hidrelétrica de Três Gargantas (que será a maior do mundo) inclui uma eclusa gigantesca.
1803 – Robert Fulton, americano, demonstrou pela primeira vez no Rio Sena em Paris, uma embarcação movida a vapor.
Ainda segundo o autor, a embarcação era novíssima, havia sido recém encomendada pelo empresário Antônio Pedrozo de Albuquerque a Charles Ironside & Co de Liverpool, com velocidade de 10 a 12 milhas por hora. Em 1855, o trajeto passou a ser realizado pelo vapor Cotinguiba.
1819: Savannah é o primeiro navio a vapor a atravessar o Atlântico Em , o Savannah iniciava a primeira travessia do Atlântico feita por um navio a vapor. O barco a vela equipado com motor levou quatro semanas para concluir a viagem entre os EUA e a Inglaterra. Pioneiro da navegação a vapor: Robert Fulton
O desenvolvimento do navio a vapor foi um processo complexo, o primeiro navio comercial de sucesso foi o "North River Steamboat" (também chamado de "Clermont") creditado a Robert Fulton, nos EUA em 1807. Em seguida surgiu na Europa em 1812 o PS Comet de 45 pés de comprimento. A propulsão a vapor progrediu consideravelmente durante o século XIX.
A história dos barcos vive paralelamente às histórias de aventuras dos seres humanos. Os primeiros barcos conhecidos datam do Período Neolítico, à cerca de 10.000 anos atrás. Estes barcos primitivos possuíam funções limitadas: eles conseguiam mover-se sobre a água, conquanto, limitavam-se a isso.
Nos anos 30 do século passado, surgiram os navios luxuosos, verdadeiros transatlânticos que transportavam passageiros da Europa para os Estados Unidos. Atualmente temos barcos de todos os tamanhos e para diversos fins!
Qual é a fruta que é rica em magnésio?
Qual a diferença entre uma Trading Company é uma empresa comercial exportadora?
Como liberar firewall no Linux?
Qual exercício indicado para quem tem artrose?
Quais são as atividades da expedição?
O que realiza o trabalho do refrigerador?
Quais são as principais consequências do preconceito?
Quanto tempo posso guardar óleo de cozinha usado?
Pode-se afirmar que a finalidade da DVA Demonstração do Valor Adicionado e?
Qual a origem do material digerido nos lisossomos?
Quem recebe Bolsa Família vai receber o abono de Natal?
Como as desigualdades se manifestam?
O que significa criptografia assimétrica?
Qual oxigenada para castanho escuro?