Para trincas que já se encontram estabilizadas, o tratamento consiste no preenchimento das cavidades com material rígido. O material mais utilizado para este tipo de situação é a argamassa estrutural polimérica ou resina epóxi injetável.
Como tratá-las?Quando a fissura for menor ou igual a 1mm de largura, deve-se tapar com um tipo de massa flexível, recomendada para pequenas fissuras.Quando a fissura for maior que 1 mm de largura, deve-se tapar com um reparo estrutural flexível de maior penetração, recomendado para as fissuras mais críticas.
Muitas trincas e fissuras são fáceis de serem reparadas: basta preencher suas aberturas com selantes acrílicos e fazer o acabamento em seguida. No entanto, existem casos avançados que podem até expor a armadura da estrutura, por isso demandam um pouco mais de trabalho.
1 - Utilizar aditivos plastificantes no concreto
Outras práticas podem ser realizadas para combater a retração que não envolvem o controle de água diretamente, uma delas é a utilização de armaduras de pele, sua utilização é comum em vigas de altura significativa (altura maior que 60cm).
Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria. Para isso, a tarefa é remover os revestimentos até acessar a camada da alvenaria, preparar sua superfície com chapisco e inserir a argamassa de regularização com tela inserida, devidamente ancorada.
30 curiosidades que você vai gostar
Resolvendo Pequenas FissurasPara pequenas fissuras, a solução tradicional é retocar o reboco usando argamassa ou massa acrílica, mas as fissuras podem reaparecer;Outra alternativa é passar tinta elastomérica pura na região e depois aplicar duas ou três demãos do mesmo produto, diluído conforme indicação do fabricante.
Existem vários motivos sobre a ocorrência de fissuras no concreto, mas a principal é a retração comum. A retração ocorre na secagem do concreto, e isso ocorre de maneira NÃO natural, seja causado pelo vento, temperatura, e umidade relativa.
Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.
CAUSAS DAS FISSURAS NO CONCRETO
“Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura (sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP. Fissuras podem surgir, também, por conta de recalques de fundações.
Com uma espátula em formato “V” (conhecida “abre trincas”), abra a fissura em toda a sua extensão, removendo todo o acabamento da parede e também a pintura nas laterais da abertura. Com um pincel, a depois com um pano úmido, limpe toda a abertura feita, eliminando partículas que venham a prejudicar o acabamento.
Abra a fissura trinca ou fissura usando uma espátula. Ideal abrir até obter uma largura mínima 3 mm por 10mm de profundidade. Se a trinca de sua laje possuir mais que 3mm, basta limpar a trinca removendo os resíduos e poeira lá de dentro.
Agora, mãos à obra!#1 Proteja móveis ao redor. Para evitar que o pó acabe sujando os móveis, assim como o chão, é importante protegê-los com lona ou plástico. ... #2 Abra a fissura. ... #3 Tire todo o pó ... #4 Aplique a solução. ... #5 Aguarde tempo de secagem. ... #6 Faça o acabamento final.
As fissuras, rachaduras ou quaisquer deformações visíveis são apenas os efeitos de problema, que pode ter sido causado pela baixa qualidade dos materiais utilizados na construção, pela má execução da obra ou pela falta de manutenção da estrutura. Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes.
Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.
Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.
Fatores como chuvas, insolação, tremores de terra e outros fenômenos naturais podem favorecer o desgaste do cimento e o aparecimento de rachaduras e fissuras ao longo do tempo. Por isto, se tornam extremamente importantes o preparo, a colocação e a manutenção correta do concreto.
“O cimento quando é misturado à argamassa gera um alto calor de hidratação, então, quanto maior o teor de cimento, maior o calor de hidratação. Quando o cimento começa a endurecer, esse calor gera essa fissura de retração”, explica o engenheiro. Isso ocorre, normalmente, em contrapiso.
Suvinil Selatrinca preenche as trincas de paredes de alvenaria com sua tecnologia com partículas emborrachadas, que combate infiltrações. É um produto com elasticidade, que acompanha a movimentação natural das trincas e fissuras.
Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.
Os melhores impermeabilizantes para laje são a manta asfáltica e a manta líquida. “A manta asfáltica é a mais antiga e a mais tradicional solução do mercado e, antigamente, era a única utilizada na impermeabilização”, afirma Marcos Nakashima. “A manta líquida surgiu posteriormente, e veio para facilitar a aplicação.”
Variação térmica. Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.
O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada. Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha.
Para resolver o problema rapidamente, geralmente o responsável pelo imóvel procura um construtor/pedreiro de sua confiança. Começam assim os problemas, que poderão reduzir a vida útil da edificação ou até comprometer ainda mais a sua estrutura.
Quantos dias tomar tansulosina?
Qual o objetivo de trabalhar com materiais recicláveis na educação infantil?
Como ensinar os alunos a usar o dicionário?
Como usar dois apps ao mesmo tempo no notebook?
Como usar whey protein sem engordar?
Como trabalhar as Artes Visuais?
Qual a melhor maneira de se trabalhar com marketing multinível?
Quem trabalha com Controle de Qualidade?
O que faz um profissional de produção multimídia?
Como trabalhar letra de música em sala de aula?
Como se calcula a altura de um poste pela sombra?
Quantos custa um cilindro de oxigênio?
Como medir pressão manométrica?
Quais são as principais dimensões de um parafuso?
Como calcular sua conta de água?
Como ver passo de rosca de parafuso?
Como medir o resultado de uma campanha de comunicação?