Ouça em voz altaPausarVocê pode aumentar a dureza com sais de carbonato e magnésio, ou mesmo com conchas, aragonita e dolomita. Reduzir a dureza é algo bastante complicado e requer um uso de Deionizador ou de um filtro de osmose reversa e utilizando essa água para trocas parciais.
Ouça em voz altaPausarRaspe uma parte da rocha e pingue ali algumas gotas de vinagre ou Acid da Labcon, se borbulhar significa que ela vai alcalinizar a água (subir o PH). Se não borbulhar ela é neutra. Quando você pinga o ácido acético (contém no vinagre) na rocha, irá reagir com o carbonato e vai liberar CO2, motivo das bolhas.
Ouça em voz altaPausarTeste de KH (dureza carbonatada) Como é feito o teste: é um teste químico bastante semelhante ao teste de pH! Com pequena quantidade de água do aquário colocada em um tubo de ensaio. Então, basta adicionar o reagente e esperar o resultado (colorimétrico).
Ouça em voz altaPausarA água mais indicada para ser utilizada em aquários é a água de abastecimento (da torneira), utilizando sempre Labcon Protect Plus para neutralizar o cloro, que é tóxico aos peixes.
Ouça em voz altaPausarA esse tipo de água chamamos água dura. ... A dureza temporária é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. A dureza permanente é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, que não são susceptíveis à fervura.
Ouça em voz altaPausarConsidera-se “temporária” pois esses ânions, combinados com os principais cátions (íons de carga positiva) presentes nesse tipo de água (cálcio e magnésio), são facilmente eliminados pelo aumento da temperatura. Então, ao ferver a água dura temporária esses sais precipitam e assim é possível removê-los.
Existem algumas maneiras para deixar a água mole, abaixo listaremos algumas delas:
Um grau de dureza geral (dH é definido como 10 mg / L CaO (Cálcio), é equivalente a 17,85 ppm. O KH da água está relacionado ao nível de pH do aquário. Quanto maior a medição do KH, menor o pH do aquário sofrerá variação – e isso é bom para os peixes.
A dureza da água é medida em dGH e para uma orientação básica você pode usar a pequena tabela abaixo. Toda mudança físico-química na água do aquário ou tanque gera estresse aos peixes e baixa sua imunidade. Quando são necessárias correções os ajustes devem ser feitos sempre da maneira mais gradual possível.
Ao medir a água “dura” para peixes, podemos utilizar duas medidas, sendo elas grau de dureza (dH) ou partes por milhão (ppm). Um grau de dureza geral (dH é definido como 10 mg / L CaO (Cálcio), é equivalente a 17,85 ppm. O KH da água está relacionado ao nível de pH do aquário.
Para a manutenção de espécies aquáticas em aquários o controle da qualidade da água é fundamental. A grande maioria dos aquaristas controla o PH da água de seus aquários mas acaba esquecendo de outros parâmetros igualmente importantes. Hoje falaremos do GH (dureza total).
Como montar um banco de dados?
Qual bicho faz barulho de apito?
Qual o campo de estudo da eletrônica de potência?
O que eu consigo com 500 pontos no Enem?
Quais foram os principais acontecimentos da Idade Moderna?
Como é ser um perito criminal?
Como saber se o Uber aceita animais?
Quais são as substâncias compostas?
Quais os benefícios de abrir um MEI?
O que é um contrato de mútuo feneratício?
Como escrever endereço residencial?
Qual o maior patrimônio natural do Brasil?
Quanto o Brasil desperdiça de alimentos todos os dias?
Como pagar DARF do IR atrasado?