Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.
Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.
Pudemos concluir que as orações subordinadas adverbiais desenvolvidas se apresentam demarcadas pela presença da conjunção subordinativa e com o verbo flexionado, já as reduzidas não se constituem da conjunção, e o verbo aparece expresso também numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo e particípio.
Orações reduzidas são aquelas que não são introduzidas por conjunções e que possuem verbos nas suas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio. São, assim, diferentes das orações desenvolvidas, que são introduzidas por um pronome ou conjunção e que são formadas por um verbo no indicativo ou no subjuntivo.
Orações reduzidas são aquelas que não são introduzidas por conjunções e que possuem verbos nas suas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio. São, assim, diferentes das orações desenvolvidas, que são introduzidas por um pronome ou conjunção e que são formadas por um verbo no indicativo ou no subjuntivo.
Como vimos acima, há oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo, oração subordinada adverbial causal reduzida de gerúndio, enfim, uma série delas. Mas é importante saber que nem todas as orações subordinadas que existem podem ser reduzidas; algumas delas somente existem na forma desenvolvida.
Contudo, essa oração não é introduzida por uma conjunção e apresenta seu verbo no infinitivo. Trata-se, portanto, de uma oração subordinada substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo.
Para reconhecer mais facilmente o tipo de oração que está sob a forma reduzida, podemos desenvolvê-la da seguinte maneira: 1 Substitui-se a forma nominal do verbo por um tempo do indicativo ou do subjuntivo; 2 Inicia-se a oração com um conectivo adequado (conjunção ou pronome relativo), de modo que apenas a forma da frase... More ...
Ao desenvolver uma oração reduzida, preste atenção a conjunção ou ao pronome relativo: quando para classificar uma oração reduzida você desenvolvê-la, atente-se à conjunção ou ao pronome relativo usados nesse processo. Eles o ajudarão a descobrir de qual oração se trata.
Quais são os componentes de um plano de aula?
O que é o número sequencial do CRC?
Quanto ganha um professor de letras com doutorado?
Como funciona o pagamento parcelado do IPVA?
Qual o nome da vacina do laboratório Pfizer?
O que significa a gíria Exposed?
Quando o bebê virá na barriga dói?
Como calcular o valor de um buffet?
O que é permitido fazer em área de APP?
Como travar o valor de uma célula no Excel?
Quantos saques gratuitos Banco do Brasil?
Como elaborar uma proposta de treinamento?
Não é necessário o exaurimento da via administrativa?