A luxação do cotovelo é comumente tratada por redução fechada e imobilização gessada, mantida por período que varia de três a 30 dias.
Os deslocamentos de cotovelo não são comuns. Elas normalmente ocorrem quando uma pessoa cai sobre uma mão estendida. Quando a mão atinge o chão, a força é enviada para o cotovelo. Geralmente, há uma mudança de movimento nessa força.
A luxação do cotovelo ocorre quando um dos ossos do antebraço (rádio) se introduz num ligamento do cotovelo. O ligamento mantém os ossos no seu lugar. Quando o braço da criança é subitamente puxado, torcido ou sacudido, causa uma distensão no ligamento e o rádio sofre uma deslocação do seu lugar.
Em pessoas com luxação do pulso, os médicos recolocam os ossos no lugar com as mãos, sem fazerem uma incisão (chamado redução fechada). Depois é aplicada uma tala para imobilizar o pulso e o cotovelo. Geralmente os médicos também encaminham a pessoa imediatamente a um ortopedista.
Caso o inchaço se desenvolva gradualmente, não seja muito grande e não houve trauma, algumas medidas podem ser usadas na tentativa de diminuí-lo:
O que é luxação A luxação pode ser definida tecnicamente como a perda da congruência articular, ou seja, quando um osso sai por completo de sua posição anatômica correta. Pode acontecer com qualquer articulação do corpo, como ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e dedos, por exemplo.
Para alívio deste incômodo pode-se colocar uma compressa de gel congelado ou bolsa de gelo. O gelo deve ser aplicado durante 15-20 minutos, sem contato direto com a pele, e para isso pode-se colocar um tecido fino ou papel toalha para proteger a pele. Esse cuidado pode ser realizado 2-3 vezes ao dia.
A luxação do cotovelo também pode acontecer em atletas durante os treinos ou competição, e o ato de colocar o cotovelo novamente em sua posição anatômica deve ser realizado por um profissional de saúde porque podem haver rompimento de ligamentos ou alterações nervosas ou vasculares que podem dificultar a reabilitação.
Após conseguida a redução, o cotovelo é submetido a mobilização passiva para determinar o arco de movimento em que o cotovelo permanece estável. A manobra deve ser feita com o antebraço em supinação e pronação. Se a lesão for limitada a região lateral, o cotovelo será mais estável em pronação, pelo tensionamento do complexo medial.
A luxação do cotovelo sem fraturas em geral tem bons resultados. Nos casos de luxação sem fraturas ocorre uma cicatrização suficiente dos ligamentos e, como o cotovelo apresenta um formato ósseo estável, o risco de novas luxações é pequeno.
O paciente deve manter seu cotovelo em repouso, imobilizado se possível e procurar um serviço médico imediatamente. Após a avaliação clínica e radiográfica, o médico realizará a redução. As manobras de redução são mais complexas que a do ombro e recomendamos que sempre seja realizada por um ortopedista.
Quanto tempo demora para o antibiótico fazer efeito na garganta inflamada?
Onde Harry Styles mora atualmente 2019?
Como fazer banho de agarradinho?
Quanto custa um casamento 2021?
Como acabar com as varizes nas pernas tratamento caseiro?
O que mais mata carro ou moto?
O que fazer para não menstruar?
Quais as possíveis causas e consequências da hemorragia?
Qual é o quinto elemento do hip hop?
Quais tipos de contralto existem?
Como foi que surgiu o cristianismo?