Para recuperar o cactus abaixo: 1. Cortar a parte podre, que tem a coloração mais escura, perto da raiz, sem deixar nenhum ponto negro. 2. Deixe cicatrizar por aproximadamente 3 dias, ao ar livre e a sombra.
Dê mais água a cactos murchos. Se o cacto apresentar partes encolhidas, enrugadas ou murchas (de aspecto pendente, flácido), ele provavelmente precisa de mais água. Caso o solo esteja totalmente seco, irrigue-o minuciosamente, deixando o excesso de água escorrer pelo fundo do vaso.
O substrato adequado para o mini cacto é o mesmo usado para outras cactáceas. Composto orgânico com partículas grandes, areia de construção de textura grossa. As adubações de reposição poderão ser feitas com adubo granulado NPK formulação 4-14-8, uma colher de sopa dissolvida em 2 litros de água.
Além disso, pode ser que você ainda tenha de lidar com outros problemas no seu cacto, como as doenças causadas por fungos. Nesses casos, o mais comum é o surgimento de manchas brancas nas folhas da planta. O excesso ou a falta de luz solar também podem afetar o estado do seu cacto, a ponto de deixá-lo ressecado ou até queimar as folhas.
Replante o cacto conforme ele crescer. É preciso replantá-lo num vaso maior se ele se tornar muito pesado para o vaso atual ou se houver uma margem menor que 2,5 cm entre as bordas do vaso e a planta. Use como substrato do vaso uma mistura de duas partes de terra para jardinagem, duas partes de areia grossa e uma parte de turfa.
Para cuidar bem de seus cactos ou de seus mini cactos, você precisa seguir os passos abaixo: Garanta que seu cacto esteja em um local quente e com muita iluminação direta Regue o cacto apenas quando o substrato secar, em média de 15 em 15 dias ou mensalmente Realize o replantio quando necessário a troca de vaso