QUANTO AO NÚMERO DE HIDROGÊNIOS
Ouça em voz altaPausarOs ácidos inorgânicos são de origem mineral e dividem-se em hidrácidos, quando não apresentam oxigênio em sua combinação, e oxiácidos, quando esse átomo faz parte de sua estrutura. Entre eles, os mais utilizados industrialmente são o ácido clorídrico (HCL), o nítrico (HNO3), o fosfórico(H3PO4) e o sulfúrico (H2So4).
Ouça em voz altaPausar4.2. Ácidos Voláteis: possuem pontos de ebulição abaixo de 100°C e em temperatura ambiente passam facilmente para o estado de vapor.
Ouça em voz altaPausarPara realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.
Ouça em voz altaPausarCaracterísticas dos ácidos São condutores de eletricidade devido à liberação de íons em meio aquoso. Em contato com meio básico, sofrem reação de neutralização, formando como produtos dessa reação sal e água. Alteram a cor da solução na presença de substância indicadora, como tornassol ou fenolftaleína.
Ouça em voz altaPausarTipos de Ácidos Os ácidos são classificados em orgânicos e inorgânicos: ... Inorgânicos: Os ácidos inorgânicos fazem parte do rol de substâncias impróprias para o consumo humano como os ácidos perigosos: ácido sulfúrico (H2SO4), ácido cianídrico (HCN), ácido clorídrico (HCl), ácido fluorídrico (HF), ácido nítrico (HNO3).
ácido sulfúrico
Ouça em voz altaPausarO ácido sulfúrico é classificado como ácido fixo, ou seja, menos volátil.
Ouça em voz altaPausarVolatilidade: esse critério classifica o ácido quanto à sua facilidade de passar do estado líquido para o estado gasoso, podem ser voláteis ou fixos: Voláteis: a maioria dos ácidos é volátil. Exemplo: quando abrimos um frasco de vinagre, logo percebemos seu cheiro característico.
Mas os ácidos inorgânicos são geralmente bem solúveis em água e não solúveis em solventes orgânicos. ¤ Os ácidos orgânicos têm uma origem biológica, enquanto que os ácidos inorgânicos não têm. Os ácidos inorgânicos são derivados de compostos inorgânicos / fontes minerais.
Os ácidos estão presentes em vários momentos do nosso cotidiano, desde o ácido cítrico, presente no suco de laranja que tomamos, até o ácido clorídrico do suco gástrico, presente no nosso estômago, que utilizamos no processo da digestão.
A principal diferença entre ácidos orgânicos e ácidos inorgânicos é que os ácidos orgânicos são compostos orgânicos, enquanto os ácidos inorgânicos são compostos inorgânicos. 1. ”Ácidos e Bases Orgânicos.”
Ex. ácido bromídrico (HBr). Ternários: apresentam três elementos distintos na molécula. Ex. ácido fosfórico (H 3 PO 4 ). Quaternário: apresentam quatro elementos distintos na molécula. Ex. ácido tiocianóico (HSCN). Oxiácidos: possuem oxigênio na molécula. Ex. ácido perclórico (HClO).
Como tirar cola quente de blusa de lã?
Como ler topografia do terreno?
Como tirar a grade do congelador da geladeira?
Tem como jogar Guitar Hero no controle?
Qual é a maneira correta de ler a Bíblia?
Como integrar banco de dados com Java?
Como fazer para aparecer o azul do WhatsApp?
Como remover pasta térmica do cooler?
Como interagir com uma pessoa com autismo?
Como tirar mau cheiro de toucinho?
Como excluir uma planilha compartilhada?
Como calcular DSR sobre salário fixo?
Como ver o contracheque no site do Itaú?