QUANTO AO NÚMERO DE HIDROGÊNIOS
Ouça em voz altaPausarOs ácidos inorgânicos são de origem mineral e dividem-se em hidrácidos, quando não apresentam oxigênio em sua combinação, e oxiácidos, quando esse átomo faz parte de sua estrutura. Entre eles, os mais utilizados industrialmente são o ácido clorídrico (HCL), o nítrico (HNO3), o fosfórico(H3PO4) e o sulfúrico (H2So4).
Ouça em voz altaPausar4.2. Ácidos Voláteis: possuem pontos de ebulição abaixo de 100°C e em temperatura ambiente passam facilmente para o estado de vapor.
Ouça em voz altaPausarPara realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.
Ouça em voz altaPausarCaracterísticas dos ácidos São condutores de eletricidade devido à liberação de íons em meio aquoso. Em contato com meio básico, sofrem reação de neutralização, formando como produtos dessa reação sal e água. Alteram a cor da solução na presença de substância indicadora, como tornassol ou fenolftaleína.
Ouça em voz altaPausarTipos de Ácidos Os ácidos são classificados em orgânicos e inorgânicos: ... Inorgânicos: Os ácidos inorgânicos fazem parte do rol de substâncias impróprias para o consumo humano como os ácidos perigosos: ácido sulfúrico (H2SO4), ácido cianídrico (HCN), ácido clorídrico (HCl), ácido fluorídrico (HF), ácido nítrico (HNO3).
ácido sulfúrico
Ouça em voz altaPausarO ácido sulfúrico é classificado como ácido fixo, ou seja, menos volátil.
Ouça em voz altaPausarVolatilidade: esse critério classifica o ácido quanto à sua facilidade de passar do estado líquido para o estado gasoso, podem ser voláteis ou fixos: Voláteis: a maioria dos ácidos é volátil. Exemplo: quando abrimos um frasco de vinagre, logo percebemos seu cheiro característico.
Mas os ácidos inorgânicos são geralmente bem solúveis em água e não solúveis em solventes orgânicos. ¤ Os ácidos orgânicos têm uma origem biológica, enquanto que os ácidos inorgânicos não têm. Os ácidos inorgânicos são derivados de compostos inorgânicos / fontes minerais.
Os ácidos estão presentes em vários momentos do nosso cotidiano, desde o ácido cítrico, presente no suco de laranja que tomamos, até o ácido clorídrico do suco gástrico, presente no nosso estômago, que utilizamos no processo da digestão.
A principal diferença entre ácidos orgânicos e ácidos inorgânicos é que os ácidos orgânicos são compostos orgânicos, enquanto os ácidos inorgânicos são compostos inorgânicos. 1. ”Ácidos e Bases Orgânicos.”
Ex. ácido bromídrico (HBr). Ternários: apresentam três elementos distintos na molécula. Ex. ácido fosfórico (H 3 PO 4 ). Quaternário: apresentam quatro elementos distintos na molécula. Ex. ácido tiocianóico (HSCN). Oxiácidos: possuem oxigênio na molécula. Ex. ácido perclórico (HClO).
Como podemos valorizar a pluralidade?
Para que é usado o medicamento primolut Nor?
Quais são os sintomas de uma hemorragia interna?
Como funciona módulo relé Arduino?
Como aumentar o peso Red Dead 2?
Como funciona a partida por reostato de partida?
Quando uma pessoa desvia o olhar o que significa?
Onde se encontra a matemática?
Como poderia ser classificado cada um dos solos representados?
Como poderia ser classificado o processo de fotossíntese endotérmico ou Exotérmico explique?
Qual é a relação entre o lazer e a saúde?
Quem deve juntar o substabelecimento?
Como é colocar resina no dente?
Como poderia ser a escola à saúde e à moradia?
Qual valor da taxa para remarcação de voo Azul?