Como fazer as inspeções e análises de risco da melhor forma possível?
Toda inspeção de segurança se baseia na análise contínua dos indivíduos, das operações e dos processos em um ambiente de trabalho. De acordo com o objetivo de cada inspeção, devem ser avaliados os fatores de risco segundo as propostas metodológicas mais aceitas.
Inspeção significa examinar ou observar com atenção aos detalhes. O termo pode se referir a uma análise criteriosa feita com o objetivo de encontrar problemas ou a um estudo técnico detalhado. De acordo com a etimologia a palavra tem origem no grego inspectio. onis e no latim inspectiōne.
FORMAS BÁSICAS DE INSPEÇÃO Quanto à execução a inspeção pode ser: - Inspeção por Variáveis – A característica da qualidade é avaliada de forma quantitativa, envolvendo mensurações. - Inspeção por Atributos – Neste caso verifica-se a ocorrência de defeitos, sem determinar-se sua intensidade. É uma avaliação qualitativa.
Inspeções de qualidade são processos definidos que vão medir ou examinar uma unidade de produto ou processo e compará-la com características e especificações (parâmetros) previamente estabelecidos.
A inspeção de qualidade é um conceito usado para descrever a atividade que busca examinar, verificar, medir e testar um produto de acordo com os requisitos especificados, a fim de estabelecer se a conformidade é alcançada ou não.
Os 7 tipos de inspeção de segurança
Durante e após as inspeções
Inspeção de Rotina São aquelas realizadas com maior frequência, diária preferencialmente. Servem para detectar problemas do cotidiano como equipamentos com funcionamento inadequado, uso incorreto de EPIs, procedimentos feitos fora do padrão, etc.
Primeira inspeção e seguintes. No caso da primeira inspeção e dos automóveis ligeiros de passageiros, ela deve ser realizada 4 anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de 2 em 2 anos, até perfazer 8 anos. Posteriormente, a inspeção deve ser efetuada anualmente.
Muitas empresas têm processos de inspeção implementados em suas rotinas. Por se tratar de uma atividade altamente personalizável, é possível utilizá-la em vários departamentos e tipos de negócio. As vistorias são fundamentais para manter a qualidade nos serviços e a segurança na produção.
Inspeção de segurança. A inspeção de segurança é a primeira parte da inspeção veicular. Ela tem o objetivo de garantir que todas as funções básicas do veículo estejam de acordo com as normas. São três etapas: uma é de averiguação visual, a outra é uma inspeção feita de forma mecanizada e a última é uma inspeção sob o ...
A partir deste momento, já sabe quando fazer a inspeção, pelo que não há razão para não cumprir a lei e submeter o seu veículo à inspeção obrigatória.