Se ocorrer um dano ao axônio que cause a sua ruptura, o segmento acima do ponto do corte começa a se degenerar. Essa degeneração segue caminhando progressivamente até chegar ao corpo do neurônio. Esse processo ascendente e progressivo é chamado de degeneração Walleriana.
Degeneração Walleriana é um processo pelo qual a fibra nervosa se degenera, distalmente, em relação ao corpo do neurônio devido a uma lesão prévia do axônio.
O conhecimento dos eventos moleculares envolvidos no processo de degeneração walleriana pode ajudar na compreensão do fenômeno em si, do prognóstico das mais diversas lesões do sistema nervoso periférico e por fim, pode dar pistas para a interrupção do processo propriamente dito.
Quando um neurônio morre as células da glia ocupam o espaço que aquele neurônio preenchia, a bainha de mielina se degenera e o órgão efetor pode se atrofiar. Se a bainha de mielina se desintegrar o neurônio pode se degenerar, pois o axônio não conseguira transmitir corretamente seus impulsos.
Significado de Degeneração Diminuição, perda ou modificação das qualidades originais que caracterizam um ser vivo; abastamento. Alteração para o pior; ação de decair; decaimento.
Degeneração Walleriana é um processo resultante do corte ou esmagamento de uma fibra nervosa, no qual a parte do axônio que é separada do corpo do neurônio degenera distalmente em relação à lesão.
Como os neurônios dos mamíferos geralmente não se dividem, a destruição de um neurônio representa uma perda permanente. Seus prolongamentos, no entanto, dentro de certos limites, podem regenerar-se devido à atividade sintética dos respectivos pericários.
As doenças degenerativas são aquelas que causam lesões nas células, podendo afetar a visão, os ossos, os tecidos, os vasos sanguíneos, entre outros.
O material resultante da degeneração da mielina e dos axônios tende a formar enovelados de membranas conhecidas como figuras de mielina. Estas são encontradas tanto no citoplasma das células de Schwann como em macrófagos que afluem ao local para auxiliar na remoção dos debris.
Se ocorrer um dano ao axônio que cause a sua ruptura, o segmento acima do ponto do corte começa a se degenerar. Essa degeneração segue caminhando progressivamente até chegar ao corpo do neurônio. Esse processo ascendente e progressivo é chamado de degeneração Walleriana.
Geralmente, as degenerações são processos reversíveis quando o estímulo cessa, mas, em algumas situações, podem evoluir para a morte celular. O acúmulo de substâncias pode reduzir ou interromper a função celular.
Conceito:Degenerações são lesões reversíveis decorrentes de alterações que resultam em acúmulo de substâncias no interior da célula. Geralmente, as degenerações são processos reversíveis quando o estímulo cessa, mas, em algumas situações, podem evoluir para a morte celular.
Como ocorre a transmissão da Taenia solium?
Como funciona o leitor de mente?
Como acertar o ponto do hambúrguer na churrasqueira?
Como ver as alterações feitas no Word?
Como saber quantas pessoas estão usando meu Wi-Fi no celular?
Pode limpar prata com detergente?
Como ficar com cheiro de perfume por mais tempo?
Como saber o que está consumindo memória do celular?
Como surge inicialmente a propriedade no direito romano?
Como saber onde seu E-mail está cadastrado?
É permitido passar pelo corredor de moto?
Quando que aposentadoria por invalidez se torna definitiva?
Como saber se meu plano Oi foi aprovado?
Como abrir a porta do segundo andar Resident Evil 7?
Como saber de que número calço?
Como são criadas as leis em nosso país?