A carta de referência é um documento pelo qual o antigo empregador declara o período em que uma pessoa trabalhou em sua empresa, a função que exercia, carga horária, entre outras informações. ... Portanto o empregador tem a faculdade de escrever ou não a carta de referência.
(CIDADE), (DIA) de (MÊS) de (ANO). Declaro para os devidos fins que o Sr. NOME DO FUNCIONÁRIO, CPF/MF nº, CTPS nº – série, foi meu funcionário, em caráter de experiência, exercendo as funções de (FUNÇÕES), nada constando em nossos arquivos que o desabone. Por ser a expressão da verdade, firmo a presente.
Uma carta de recomendação pode ser a porta de entrada para a tão sonhada oportunidade de emprego. Isso porque, a partir dela, os recrutadores conseguem ter uma visão das habilidades e capacidades do candidato a partir da opinião de quem já passou por experiências junto com o profissional.
Como escrever uma carta de recomendação?
É geralmente nas fases finais de um recrutamento que a empresa pede para que você envie uma carta de recomendação. Isso significa que você está sendo seriamente considerado para a vaga, e eles querem confirmar algumas de suas qualidades com ex-colegas.
É um documento a parte que os recrutadores pedem para poder conhecer mais detalhadamente o perfil do candidato e avaliar se encaixa dentro das funções exigidas pela vaga.
O empregador ao qual se solicita a carta de referência pode tanto ser pessoa física quanto pessoa jurídica. Ambos podem redigir o documento para auxiliar o profissional que não mais lhe presta serviços, não havendo muita diferenciação no texto a ser criado. Nos dois casos, as principais informações a serem inseridas são:
Ao encerrar a carta de referência, coloque-se à disposição para esclarecimentos e o canal de comunicação pelo qual pode ser encontrado. É possível que o futuro empregador deseje contatá-lo para fazer esclarecimentos em relação ao ex-funcionário. O documento pode ser entregue impresso ao ex-funcionário, ou ainda enviado por e-mail.
A pró-atividade também está no envio de uma sugestão de modelo de carta de referência. Assim, caso não exista um formato padrão adotado pela empresa ou empregador, você lhe poupará tempo e obterá um material dentro do formato de sua preferência (ou da preferência da nova empresa).
Aja sempre com antecedência ao fazer o pedido de redação de uma carta de referência ao seu antigo empregado – dê-lhe tempo hábil para entregar um documento bem estruturado, de conteúdo verídico e planejado. Se o favor for prestado na pressa, a pré-disposição para ajuda-lo será outra, inclusive havendo o risco de uma negativa.
Como se mede a força de um terremoto?
Quanto custa para autenticar documentos no cartório?
O que fazer em amsterdam em outubro?
O que caracteriza os três estados físicos da água?
O que um enfermeiro pode fazer?
Quanto custa jogar euromilhoes?
O que foi o Plano Real e suas consequências?
Qual o horário de funcionamento da Caixa Econômica Federal 2021?
Como saber a melhor hora para comprar e vender bitcoin?
Qual a diferença entre monitorar e monitorizar?
Qual a bola mais famosa do mundo?
Quem está isento da perícia do INSS?
Quais são os principais parâmetros microbiológicos analisados na água?