Fruto do tucumanzeiro, palmeira que chega a alcançar 10m de altura. Essa palmeira produz cachos com numerosos frutos de formato ovóide, casca amarelo-esverdeada e polpa fibrosa, amarela, oleaginosa característica, que reveste o caroço.
Próximo de Manaus, é comum o tucumã-do-amazonas florescer de julho a janeiro e frutificar de fevereiro a agosto. 1 No entanto, sempre há indivíduos que produzem fora dessa época e, em Manaus, há frutos de tucumã-do-amazonas à venda durante todos os meses do ano.
De acordo com a nutricionista clínica Raisa Lima, 28, a resposta é não. Ela afirma que essas frutas são injustamente rejeitadas por causa da fama de serem gordurosas, porém ela explica que a gordura encontrada nesses alimentos é altamente benéfica à saúde.
A semente, um caroço duro e preto localizado no centro do fruto, é artesanalmente utilizada no preparo de anéis, brincos, pulseiras e colares, mas pode vir a ser uma promissora fonte energética sustentável para comunidades das regiões onde o tucumã floresce.
Astrocaryum aculeatum
Tucumã/Nomes científicos
O tucumã é uma fruta da Amazônia que vem sendo utilizada para ajudar a prevenir e a tratar a diabetes, pois ela é rica em ômega-3, gordura que diminui a inflamação e o colesterol alto, ajudando também no controle do nível de açúcar no sangue.
“Junto com meus alunos do ensino médio, ao pesquisar o fruto, começamos a sentir um cheiro muito forte, semelhante ao do café.
O primeiro dos benefícios do tucumã que devemos destacar são as suas propriedades nutricionais. O alimento carrega antioxidantes e serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como carboidratos, fibras, cálcio, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B1 e vitamina C. 2. Fonte de ômega-3
O tucumã é uma fruta de cor alaranjada originária da Floresta Amazônica, que pode ser consumida in natura, na forma de suco natural, dentro de uma receita de sanduíche que também leva queijo coalho, na chamada tapioquinha com castanha-do-pará e queijo coalho, e há quem consuma a sua polpa ao lado de café e farinha.
Além desses benefícios, o tucumã também é usado como ingrediente de produtos de beleza como cremes hidratantes, loções corporais e máscaras para hidratar os cabelos. A tabela abaixo traz a informação nutricional para 100 g de tucumã.
O tucumã é uma fruta típica da região norte do país, mais precisamente, da Amazônia. De acordo com pesquisas realizadas, o tucumã é rico em vitaminas A, B1 e C. Além de ter um alto teor de antioxidante, que previne o envelhecimento precoce das células.
O que significa sonhar com muitas beterrabas?
O que faz a profissão de empacotador?
Bofes significado em portugues?
Quantos tipos de alavancas existem?
O que é audiometria tonal e vocal?
O que você recebe quando pedimos demissão?
Como direcionar um email direto para uma pasta gmail?
Minha placenta esta no grau 3?