As denúncias de casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes podem ser feitas aos Conselhos Tutelares, às Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, podendo ser noticiadas também aos serviços de disque-denúncia (Disque 100, nacional; Disque 181, estadual; e Disque 156, municipal).
A legislação lista 26 práticas de maus-tratos, como atos de abuso ou crueldade em qualquer animal, manter animais em lugares anti-higiênicos, obrigá-los a trabalhos excessivos, golpear, ferir ou mutilar os animais domésticos, abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado e promover lutas entre animais da mesma ...
Uma pista para identificar esses abusos é a tendência a ocultar coisas por medo da reação depreciativa ou desproporcionada do outro: temor de contradizê-lo, deixar que ele tome decisões no seu lugar, aceitar fazer sexo sem ter vontade, evitar opinar em público diante dele, observar que ele minimiza seus feitos e lhe ...
Em 2018, por exemplo, foram 140 mil crianças e adolescentes agredidos. “Isso é subnotificado”, disse. O total de crianças de zero a 4 anos de idade foi de 32 mil, “também subnotificado”, nesse ano. “É um número crescente, a cada ano que passa, de crianças sendo mais agredidas”.
Diante da suspeita de maus tratos, a investigação radiológica completa do esqueleto é obrigatória em menores de 2 anos para investigar fraturas antigas e concomitantes. Acima de 2 anos deverá ser solicitada radiografia de acordo com as queixas e suspeita diagnóstica.
Quais são os maus-tratos mais comuns? Apesar de a violência física ser um dos primeiros exemplos a vir à cabeça quando se fala em maus-tratos de menos, existem outros exemplos que caracterizam o crime, como: Exposição do menor a situações que gerem perigo à vida ou saúde, como deixar uma criança fechada dentro de um carro fechado, por exemplo.
Não há um perfil específico de pessoa mais vulnerável aos maus-tratos, pois ele se dá em todas as culturas e contextos socioeconômicos.
O atendimento às vítimas de maus-tratos se encon- tra pouco estruturado no pa ís, sendo insuficiente para a demanda que chega aos serviços de saúde. Em al- gumas cidades j á vêm sendo utilizadas fichas de noti- ficação compulsória, treinados os profissionais e re- organizados os servi ços para atender à especificidade dessa demanda.
Classicamente os maus-tratos s ão divididos nos se- guintes tipos: Maus-tratos físicos: uso da força física de forma intencional, não-acidental, praticada por pais, 12