A escola deve propor atividades, como jogos simbólicos e “faz de conta”, que estimulam os pequenos a investigarem, perguntarem e experimentarem. Assim, aos poucos, o aluno se apropria dos conteúdos e valores criados pela cultura, como participante criativo e criador.
Para incentivar uma socialização rica e saudável, é muito importante que os educadores se empenhem em incluir todos da turma em todas as atividades. Caso haja alunos com deficiência física ou mental, é papel da escola providenciar espaço, materiais e estratégias que possibilitem sua participação junto à turma.
Promove a saúde mental. É muito importante a comunicação com outras pessoas, ainda mais para crianças, que precisam ter amigos, sendo que o contato com outras pessoas “aumenta a felicidade, a autoestima e a interação em grupo”, segundo Gat (2009). ... 46) “A interação é o palco da comunicação, e vice-versa.
A interação com outras crianças é fator essencial para o desenvolvimento dos pequenos. Isso porque, é desde cedo que eles aprendem as primeiras lições para a vida que influenciarão no crescimento e, até mesmo, na sua vida adulta. As brincadeiras com outras crianças são o início da socialização na primeira infância.
Como o professor pode incentivar a interação entre os alunos O professor deve conduzir as brincadeiras, exercendo o papel de monitor da atividade, não de guia. Para que isso aconteça, uma das possibilidades é organizar o espaço para que as crianças agrupem-se em duplas, trios, quartetos ou como julgarem melhor.
3 A Educação Infantil e o seu papel na socialização Socialização significa a transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicação simbólica.
Nesta mesma linha de pensamento, as interações são de suma importância, pois elas permitem aos alunos construir significados aos conceitos em aula, contribuindo nos processos de ensino e de aprendizagem, auxiliando na formação do senso critico e na capacidade de argumentar (ETCHEVERRIA, 2008).
Desse modo, pode-se destacar a importância do outro, não só no processo de construção do conhecimento, mas também na composição do próprio sujeito e de suas formas de agir. A figura do educador nesse ambiente de interações ocupa um papel fundamental na promoção dessas interações sociais.
A interação entre as crianças é fundamental na construção das aprendizagens significativas no ambiente escolar. Por meio dessa interação, elas trocam informações, linguagens e ações; começam a se relacionar com o outro, aprendendo a respeitá-lo e a construir valores e princípios de colaboração, generosidade e solidariedade.
Resumo. A educação infantil é considerada como importante corresponsável pelo início da promoção de padrões específicos de interação social, como interações afiliativas, pró-sociais e de caráter cooperativo envolvendo crianças, professores, membros da família e adultos em geral.
Com os estudos realizados, percebemos que o objetivo da Educação Infantil é de proporcionar às crianças a possibilidade de vivenciarem situações de aprendizagens por meio de um ambiente rico em interações, onde as crianças trocam entre si, com os adultos e com os objetos da cultura na qual está inserida.
Quem retirou o útero precisa fazer reposição hormonal?
Como escolher altura travesseiro?
Quais são os ácidos Hidrácidos?
O que precisa para cancelar um processo de transferência de veículo?
Quando o vômito entra no pulmão?
Qual a imagem utilizada pela sociedade para identificar a enfermeira?
Como saber se o óculos combina com você?
Como saber se seu visto canadense foi aprovado?
Onde ver o número da etiqueta do vale postal?
O que acontece quando o óleo do motor fica velho?
Como tratar íngua no cachorro?
Como tá o grupo do Inter na Libertadores?
Como Victor Meirelles iniciou sua carreira artística?
Quem faz biomedicina pode ser perito criminal?
Como um escorpião pode conquistar um virginiano?
Como potencializar sabão em pó?