Portanto, compete ao Governo Federal criar políticas públicas que promovam a ressocialização de ex-presidiários, como o oferecimento de cursos profissionalizantes por meio de projetos financiados com instituições de ensino, e sobretudo reformar o sistema carcerário brasileiro, focando a reeducação do indivíduo.
A reintegração social consiste em oferecer caminhos para que o detento consiga se reinserir na sociedade. Isso pode ser feito a partir da inclusão de cursos profissionalizantes em presídios e oficinas de arte e escrita, por exemplo.
O Ministério da Educação deve reforçar a educação dos presidiários, ministrando desde a alfabetização a cursos técnicos e superiores. Por fim, a Assistência Social deve elaborar estratégias para ampará-los no seu retorno à sociedade, valendo-se do acompanhamento constante dos mesmos e de suas famílias.
No Brasil, uma das formas de ressocialização que já existe e que está obtendo resultados positivos, é a criação de projetos, por parte do Estado e de algumas entidades privadas, que dão oportunidade de trabalho e oferecem cursos profissionalizantes para aqueles egressos que precisam sustentar suas famílias e a si ...
f) Direito ao trabalho remunerado em, no mínimo, 3/4 do salário mínimo. g) Direito à assistência médica. h) Direito à assistência educacional: estudos de 1º grau e cursos técnicos. integração no presídio, fazendo ligação com a família e amigos do preso.
Raramente o preso recebe a orientação e a capacitação necessárias para o seu retorno à sociedade. Quando entram nas penitenciárias, os condenados passam a fazer parte de um submundo com regras próprias, dominado por facções, independentemente da gravidade da ação cometida.
A reinserção de ex-presidiários na sociedade brasileira A reinserção dos ex-presidiários à sociedade não é uma questão recente. Ao longo da história brasileira, nunca foram efetuadas soluções eficazes para o problema, que continua se fazendo presente até os dias de hoje.
Por fim, a Assistência Social deve elaborar estratégias para ampará-los no seu retorno à sociedade, valendo-se do acompanhamento constante dos mesmos e de suas famílias. Deste modo, serão atingidos verdadeiros avanços em relação à ressocialização dos presos no Brasil. Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma!
Ao longo da história brasileira, nunca foram efetuadas soluções eficazes para o problema, que continua se fazendo presente até os dias de hoje. Apesar de prevista pela Constituição Federal, a realização da ressocialização esbarra em um conjunto de fatores adversos, que vão desde a condenação do preso até o fim da pena.
O que acontece se ficar 48 horas acordado?
O que compromete a renda para um financiamento imobiliário?
Quando a respiração não completa?
Qual a diferença de solvente e diluente?
Quais as principais necessidades que determinaram o imperialismo?
Tem plano odontológico que cobre implante?
Como é julgado o agravo de instrumento?
Qual foi o maior salto do mundo?
O que fazer para chapar a barriga?
Pode tomar vitamina D fazendo quimioterapia?
Como desbloquear o microfone do notebook?