Os insumos necessários para a produção de mudas são as sementes ou partes das plantas, além dos recipientes, do substrato e da água. Como componente do fruto das árvores, a semente é responsável por gerar um novo indivíduo.
Uma boa semeadura, em condições adequadas e realizado de acordo com orientação técnica, irá garantir o bom desenvolvimento das mudas. Embora seja relativamente simples, o plantio de sementes nativas exige alguns cuidados para que a operação tenha êxito. - Diretamente nos canteiros, com recipiente.
Para o semeio, os tubetes (180 ml) devem ser preenchidos com substrato misturado com adubo de liberação controlada. Após preenchidos os tubetes com substratos, molha-se o substrato e faz uma marca no substrato com chucho, para se realizar o semeio das sementes. Após o semeio, preenche o tubete com substrato novamente.
2.1. Porque produzir mudas? A produção de mudas de espécies frutíferas ou florestais tem como objetivo atender as demandas por plantios, tanto com finalidades comerciais ou para fins ambientais, tais como a recuperação de áreas alteradas ou degradadas, que é uma das diretrizes do IDEFLOR-Bio.
Pensando em auxiliar o processo de reflorestamento em diversos pontos do país, o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) criou o projeto “Plante Árvore”, onde mudas de plantas são doadas gratuitamente para que áreas desmatadas comecem a ser ocupadas com plantas nativas.
Os interessados podem fazer a solicitação por telefone, na divisão de Áreas Verdes: (67) 3314-3152. Se o seu estado ou cidade não está nesta lista, entre em contato com a Secretária de Verde e Meio Ambiente de seu município ou com a subprefeitura mais próxima de você.
Após coletar as frutas de uma variedade de espécie, elas são selecionadas e realiza-se uma triagem para a remoção de sementes. As sementes são tratadas e plantadas em tubetes, recomendados para cada espécie, contendo de substrato florestal próprio e fertilizante químico encapsulado.
O início desse programa fundamenta-se na produção de mudas com bases técnicas sólidas, já que todo o potencial da futura plantação está na disponibilidade de mudas em quantidade suficiente e de boa quantidade, e a baixo custo.
Embrapa Cerrados Planaltina, DF 2010 Produção de Mudas: principais técnicas utilizadas na propagação de fruteiras Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1517-5111 ISSN online 2176-5081 Março, 2010 Exemplares desta publicação podem ser adquiridos na: Embrapa Cerrados
Embora a propagação por sementes na produção de mudas de fruteiras tenha sido muito usada no passado, atualmente seu uso se restringe, em espécies comerciais, quase que exclusivamente para a obtenção de porta-enxertos.
Nesta fase, as mudas estarão com idade entre 40 e 70 dias, dependendo da cultivar e da época do ano. Em regiões e épocas mais frias, especialmente na Região Sul, as mudas podem levar até 90 dias para chegar ao ponto de transplante. Selecionam-se as mudas mais vigorosas e o transplante é realizado para os sulcos no local definitivo de plantio.
O que significa o símbolo do cavalo?
Como saber se o anjo da guarda está perto?
Quando Clarke Lexa se encontram?
Como cancelar um chip da Vivo no meu CPF?
Quanto tempo demora para fechar uma fístula?
Quais são as espécies tributárias existentes?
Quantos dólares posso comprar por ano?
Porque todos os meus navegadores estão travando?
Como identificar um pico de crescimento?
Quanto tempo dura a bateria de um tablet em uso?
É possível trocar a câmera do iPhone?
O que é considerado infração leve?
Qual a idade certa para realizar a densitometria óssea?