A produção de mudas em bandejas deve ser feita em ambiente protegido, como telados. A técnica mais recomendável para se produzir mudas é de semeio em bandejas de isopor de 128 células, preenchidas com substrato comercial ou preparado na propriedade, colocando uma semente por célula.
Produção de mudas em sementeiras As sementeiras são canteiros especialmente preparados para a produção de mudas, devendo ser instaladas em locais não encharcáveis e próximos ao local definitivo de plantio. Para o preparo das sementeiras, o solo deve ser revolvido e bem destorroado.
Com o auxílio de uma pazinha, coloque uma camada de terra bem lisa e por cima uma camada de adubo. Então, faça buracos ou sulcos, coloque as sementes espalhadas e cubra os buracos acrescentando, por cima, um pouco de adubo.
Para a produção de mudas, são formados canteiros com 15 a 20 cm de altura, com cerca de 1,1 m de largura no topo e comprimento variável, corrigidos para pH 6,0 a 6,5 e adubados com adubo orgânico e químico, segundo análise de solo. A semeadura nos canteiros da sementeira pode ser realizada em sulcos ou a lanço.
Como plantar sementes? Aprenda em 4 passos
Outras alternativas, como taquaras e materiais de papel, foram sendo empregadas até chegar aos dois recipientes mais utilizados atualmente para a produção comercial: sacos plásticos e tubetes.
Em média, cada metro quadrado de sementeira fornece mudas para o transplante de 10 a 15 m2 no campo. Considerando semeadura adequada e bom manejo no viveiro, a taxa de aproveitamento de mudas gira em torno 90%. Para a formação de mudas para um hectare são necessários 1,5 a 2,5 kg de sementes.
Na semeadura a lanço, as sementes são distribuídas na superfície dos canteiros e cobertas com camada de 1 a 1,5 cm de solo, podendo-se utilizar também serragem de madeira curtida. Em média, cada metro quadrado de sementeira fornece mudas para o transplante de 10 a 15 m2 no campo.
Como vantagens têm-se a praticidade pela redução nos tratos culturais, o melhor aproveitamento de sementes e a redução dos problemas fitossanitários, em função da produção de mudas utilizar substrato desinfestado e não solo como nos canteiros. Como desvantagem, o custo de produção de mudas é, geralmente, maior.
Nesta fase, as mudas estarão com idade entre 40 e 70 dias, dependendo da cultivar e da época do ano. Em regiões e épocas mais frias, especialmente na Região Sul, as mudas podem levar até 90 dias para chegar ao ponto de transplante. Selecionam-se as mudas mais vigorosas e o transplante é realizado para os sulcos no local definitivo de plantio.
Que tipo de chá é bom para arritmia?
Qual é o triplo de um número N?
Quais os principais problemas patológicos provocados pela umidade nas edificações?
Quais são as barreiras para o lazer?
Estou com a habilitação suspensa consigo fazer a renovação?
Qual a função do Coombs Direto?
Como saber se o cachorro que me mordeu tem raiva?
Quem faz escova progressiva pode ir na piscina?
Como ser um excelente corretor de imoveis?
Quanto está avaliada a fortuna de cristiano ronaldo?
Quanto custa a faculdade de veterinária?
Como ver quais apps eatao a usando a bateria?