Para semear, faça sulcos de 1,5 a 2 cm, distribua as sementes dentro deles e cubra-as com terra. Por fim, tampe toda a sementeira com um pano, TNT ou capim, a fim de evitar que a irrigação arranque ou enterre ainda mais as sementes e manter a umidade e a temperatura do solo.
Existem várias formas de produzir mudas de hortaliças, sendo as principais: mudas em canteiros; mudas em bandejas; mudas em tubetes; mudas em copinhos de jornal.
Normalmente a produção de mudas é feita em casa de vegetação ou em algum lugar protegido. O local deve ter luminosidade suficiente para garantir uma boa germinação, podendo ser parcial/indireta.
Essa técnica nada mais é do que fazer a muda se desenvolver no viveiro por mais tempo, ganhando massa vegetativa e antecipando o início da colheita. Em alguns estudos, o “mudão” fica no viveiro até a saída da primeira florada diminuindo ainda mais o tempo do início da colheita.
As sementes de hortaliças não precisam de luz para criar raízes. Primeiro coloca-se um pedaço de toalha de papel na parte inferior do recipiente, adiciona-se água até que o papel fique completamente úmido, porém sem que haja poças de água.
A utilização de mudas enxertadas é uma tecnologia prontamente disponível ao produtor, que pode adquiri-las de viveiros comerciais e se beneficiar do aumento de produção, vigor, precocidade e longevidade das plantas no campo, além de obter frutos de melhor qualidade.
Com o auxílio de uma pazinha, coloque uma camada de terra bem lisa e por cima uma camada de adubo. Então, faça buracos ou sulcos, coloque as sementes espalhadas e cubra os buracos acrescentando, por cima, um pouco de adubo.
Por isso, para a produção de mudas de hortaliças de qualidade, alguns fatores precisam ser levados em conta. O sistema de produção de mudas é o inicio do crescimento de uma planta, que se desenvolve em local específico, para depois ser transplantada para o canteiro ou área definitiva.
O substrato deve ser apropriado para a produção de mudas, adquirido pronto no comércio ou produzido pelo horticultor em sua propriedade, com orientações de um profissional. O mesmo pode ser constituído de vermiculita expandida ou materiais orgânicos (turfa, casca de pinus, casca de arroz carbonizada). 4 – O que semear?
Retire o excesso com um nivelador, deixando o substrato uniformemente distribuído na bandeja; – Com borrifador faça uma rega com água, deixando o substrato úmido. Caso não tenha um borrifador, use um pequeno regador, mas com uma rega cuidadosa para não afundar as sementes ou fazer com que caiam da bandeja.
Como vantagens têm-se a praticidade pela redução nos tratos culturais, o melhor aproveitamento de sementes e a redução dos problemas fitossanitários, em função da produção de mudas utilizar substrato desinfestado e não solo como nos canteiros. Como desvantagem, o custo de produção de mudas é, geralmente, maior.
Porque bebê não pode pegar vento?
Quanto preciso investir para ter uma renda mensal de 1.000 em dividendos?
Quanto ganha um advogado em começo de carreira?
O que é melhor Hirudoid gel ou pomada?
Qual é o mar menos salgado do mundo?
Quanto ganha um farmacêutico no SUS?
Como saber se tenho direito ao reencontro com a Escola?
Como fazer as pazes com um homem de Touro?
Quais os riscos de investir no Bitcoin?
Quantas horas uma bailarina treina por dia?
Quais os microrganismos que não devem estar presentes em produtos cosméticos?
Quanto tempo leva para a epiderme ser renovada?
Qual a melhor empresa para se trabalhar no Brasil 2020?