Requisitos: Três são os requisitos básicos da denunciação caluniosa: 1) vítima determinada; 2) imputação de crime ou contravenção; 3) consciência de que o acusado é inocente. A vítima do crime deve ser determinada, como requisito do dolo.
O crime de denunciação caluniosa está previsto no artigo 339 do Código Penal Brasileiro. Comete quem aciona indevidamente ou movimenta irregularmente a máquina estatal de persecução penal (delegacia, fórum, Ministério Público, CPI, corregedoria, etc.) fazendo surgir contra alguém um inquérito ou processo imerecido.
O crime de denunciação caluniosa exige, como elemento subjetivo do tipo, o dolo direto, compreendido na expressão "de que sabe ser inocente", tendo o agente a certeza da inocência da vítima da falsa imputação de crime.
É um dos crimes contra a administração da justiça. Consiste em dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente.
E qual o ponto essencial que as distingue? Na denunciação caluniosa, a imputação falsa de crime recai sobre vítima determinada, ao passo que na comunicação falsa de crime ou contravenção não se tem essa elementar "contra alguém".
Qual a diferença entre calúnia, injúria e difamação? Muitos usam os chamados crimes contra a honra como sinônimos, mas há diferenças sutis, definidas no Código Penal. Não é tudo a mesma coisa, não. Calúnia (crime descrito no artigo 138 do Código Penal) é acusar alguém publicamente de um crime – sabendo que a pessoa não o cometeu.
1. Conheça seu público ao se preparar para um discurso Antes de começar a elaborar seu texto ou material de discurso, considere para quem a mensagem é destinada. Acredite: seu discurso deve ser direcionado para o perfil de quem vai escutar, a fim de garantir o seu sucesso. Tente descobrir o máximo de informações possível sobre seus ouvintes.
O tema será o tópico do discurso, a duração é o tempo máximo que você tem para falar e pode ser modificado para menos de acordo com os demais tópicos. O objetivo é o que você pretende alcançar com o discurso, por exemplo, quais emoções e conclusões você quer que o público tenha.
Um discurso pode ser um momento de alta tensão, mas seguindo esses passos você pode acertar e cativar o público. Confira! Um bom discurso pode ser lembrado por décadas ou séculos. Discursos famosos como os de figuras como Martin Luther King, Nelson Mandela e Mahatma Gandhi passaram por processos de criação.
Quais são os principais motivos dos conflitos?
Quem é o maior produtor de carne bovina do mundo?
Quais foram as principais causas da Guerra Civil Inglesa que culminou na Revolução Puritana?
Quem paga 50 do depósito recursal?
Como tratar calcificação benigna na mama?
Como antecipar cheque pessoa física?
O que avaliar na inspeção e palpação?
Como são classificadas as ferramentas de corte?
O que é contratos administrativos público?
Como são tratados os direitos humanos?
O que é desinfetante doméstico?
Qual o valor do Olimpismo significa dar o seu melhor no jogo ou na vida?