Ingredientes
O vinho pode ser produzido colocando-se suco de uva natural em um garrafão com fermento biológico e tampando-se com uma rolha e uma mangueira com água. O vinho é uma bebida alcoólica (que contém etanol), não destilada e que é obtida por meio da fermentação do suco de uva em tóneis.
O principal e imprescindível processo para a elaboração do vinho é a fermentação da uva, que se produz quando o sumo da uva (mosto) se converte na bebida que tanto gostamos, o vinho. ... Simples: com a conversão dos açúcares da uva (a frutose e a glicose) em álcool etílico.
Assim como acontece com o vinho e o suco de uva integral, a uva age como antioxidante, prevenindo diversas doenças, e é cardioprotetora, pois favorece a circulação sanguínea. A diferença é que tanto o vinho como o suco têm uma concentração maior desses compostos bioativos em uma pequena porção.
Como o maquinário de envasamento do vinho é muito caro e usado poucas vezes ao ano, a maioria das vinícolas aluga um caminhão que trás a máquina até a cantina. Todo este processo pode demorar poucos meses, para os vinhos de mesa, até mesmo 5 anos, como é o caso do Brunello di Montalcino.
Fases da fermentação
Os benefícios vão desde acelerar o metabolismo até reequilibrar e desintoxicar o organismo. Mas há quem continue a afirmar que o vinho é mais saudável, já que em seu processo de fabricação não há adição de ingredientes como açúcar.
O produto pode ser encontrado em supermercados e geralmente é comercializado em garrafas de vidro (fique atenta para o rótulo, que deve indicar que o suco é realmente integral, orgânico e deve ser tinto, tendo cor roxa bem escura).
Como? Transformar vinho em vinagre é uma técnica antiga de produtores em vinícolas. Consiste em acrescentar um agente microbiano ao vinho para que este sofra um processo de oxidação. Que tal demonstrar este efeito em sala de aula?
O suco destinado à produção de vinho receberá a adição de leveduras (agentes da fermentação) e anidrido sulfuroso (SO²), conservante e anti-séptico fundamental para a não oxidação de qualquer vinho.
Reação química de oxidação do vinho: Etanol (vinho) Ácido etanoico (vinagre) A equação acima demonstra que o Etanol presente no vinho sofre oxidação, originando assim o vinagre, também conhecido como ácido acético.
O vinho branco, que normalmente é consumido mais jovem e fresco, estará então pronto para beber. O processo descrito acima é uma simplificação didática, pois a produção de vinhos é um processo complexo, com uma infinidade de variantes e exceções.
Quando os seres vivos interagem com os fatores ambientais formam um?
Onde posso usar a cola quente?
Pode carregar iPhone a noite toda?
O que significa a palavra Pale Ale?
Quantos filhos tem a atriz Regina Duarte?
Quando a criança troca fonemas?
Quem tira férias recebe adiantamento salarial?
Qual a ordem no cronograma capilar?
Quem deve pagar as custas da execução?
Qual o melhor suplemento para enrijecer a pele?
Como organizar ordem cronológica?
Qual papel ideal para imprimir?
Qual a importância do planejamento tributário para as micro e pequenas empresas?
O que fazer quando o perito não apresenta o laudo?
Como descobrir o código de rastreamento dos Correios pelo CPF?
Qual o melhor horário para ir nas piscinas naturais de Porto de Galinhas?