Como posso te ajudar ou lhe ajudar?

Pergunta de Eder Silva em 23-09-2022
(20 votos)


Como posso te ajudar ou lhe ajudar?

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Quando o lhe é usado?

O pronomelhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Em que posso Ser-lhe útil?

Em que posso lhe ser útil?” É uma expressão corrente, que introduz as boas vindas a que qualquer pessoa tem direito quando aborda um balcão, uma repartição ou simplesmente um carrinho que vende cachorros.



Como usar o ti e te?

Te é um pronome pessoal oblíquo átono, podendo assumir na frase a função de objeto direto ou de objeto indireto. Nunca deverá ser precedido de uma preposição. Ti é um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto numa frase. Deverá ser sempre precedido de uma preposição, como: para, a, de e com.

Que Deus te abençoe ou lhe abençoe?

Por isso, a frase “Deus lhe abençoe” está errada gramaticalmente e deve ser reescrita da seguinte maneira: “Deus o abençoeouDeus te abençoe”. Afinal, o verbo “abençoar” é transitivo direto.

É correto escrever encaminho lhe?

2) Num primeiro aspecto, verificada a circunstância de que não há irregularidade alguma a ser apontada na frase "Encaminho a você a nota", estabelece-se uma comparação entre os dois primeiros exemplos: a) "Encaminho-lhe a nota"; b) "Lhe encaminho a nota".



Como usar o lhe e lhes?

Para evitar o segundo erro é só prestar atenção: lhe substitui uma expressão singular e lhes substitui uma expressão plural. Outro aspecto que merece atenção: Não é correto o emprego de lhe(s) com verbos como conhecer, convidar, abraçar e outros que não exigem complemento com preposição.

Em que ou em o quê?

Em Lições de Português pela Análise Sintática, argumenta Bechara: "Tem-se estendido sem razão nem tradição no idioma o emprego 'em que' em construções onde só deve figurar o 'que', como 'todas as vezes em que'. Prefira-se 'todas as vezes que' ou 'em todas as vezes em que' (ou simplesmente 'que').

Poderia nos informar Está correto?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo poder na 3ª pessoa do plural.






Outras questões

Quem é Castro Alves e por que ele é chamado de o poeta dos escravos?

Qual a importância da rotina na sala de aula?

Como responder alguém Grosso?

O que é tolo segundo a Bíblia?

Como responder CIP Procon?

O que responder para um hater?

Como responder um narcisista?

O que responder quando se toma um fora?

Qual ônibus eu pego para ir para Brotas?

Como respeitar as leis de trânsito?

Qual a solução da inequação modular?

Como elogiar sua melhor amiga?

Como responder todas as perguntas do Instagram?

Como dar carinho por mensagens?

O que responder nas redes sociais?

Qual o aeroporto mais próximo de São Bernardo do Campo?

Como incentivar a leitura nas séries iniciais?

Como instalar Fortnite no Android 2021?

Como chegar de Metrô na Pavuna?

Como incluir uma conta no internet banking da Caixa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com