Podemos defini-la como um leve romance.
O tema da obra é a fidelidade ao amor de infância. Como crítica social vemos o casamento, pois, na época o ajuste matrimonial era feito pelos pais dos jovens.
Importância do livro O romance A Moreninha é considerado o primeiro romance romântico brasileiro. Apresenta uma linguagem simples, um enredo que prende o leitor com algum suspense e um final feliz típico dessa fase do movimento do Romantismo. A obra remonta o cenário da alta sociedade carioca em meados do século XIX.
Foco narrativo Embora Augusto seja o narrador, pois relata a aposta que fez com Filipe; o romance A Moreninha é narrado na 3ª pessoa (narrador onisciente). Vale ressaltar que o narrador é intrometido em alguns momentos da história.
Ficção
Romance de amor
A Moreninha/Gêneros
A história se passa e dois lugares: na cidade do Rio de Janeiro, representando a vida urbana e social, e na ilha onde mora D. Ana, simbolizando o paraíso de amor.
Importância do livro O romance A Moreninha é considerado o primeiro romance romântico brasileiro. Apresenta uma linguagem simples, um enredo que prende o leitor com algum suspense e um final feliz típico dessa fase do movimento do Romantismo. A obra remonta o cenário da alta sociedade carioca em meados do século XIX.
Após o lançamento do romance, a ilha de Paquetá passou a ser mais visitada pela corte carioca, e o sucesso do livro de Joaquim Manuel de Macedo serviu como propaganda para o local. A importância do romance e do escritor é tão grande para a ilha que uma de suas praias ganhou o nome de Moreninha.
O livro “A moreninha” é narrado em 3ª pessoa, ou seja, possui um narrador onisciente. Porém, em alguns momentos é Augusto quem conta a história, como quando ele fez a aposta com Filipe.
Nas linhas finais da obra, o próprio Augusto nos informa seu título: "A Moreninha". Como todo bom romance romântico, o desfecho dá-se no final da história quando Augusto e Carolina já estão de casamento marcado e Augusto perde a aposto que havia feito com Filipe.
A Literatura no Brasil está intrinsecamente ligada à Literatura portuguesa. Durante muito tempo, toda produção literária esteve subjugada ao pensamento português. A partir do Romantismo, nossa Literatura emancipou-se, alcançou sua autonomia e criou manifestações literárias próprias.
Além disso, a multiplicidade de estilos é uma marca do período. A literatura brasileira contemporânea é composta por muitos escritores: Ariano Suassuna, Millôr Fernandes, Paulo Leminski, Ferreira Gullar, Adélia Prado, Cora Coralina, Nélida Pinõn, Lya Luft, Dalton Trevisan, Caio Fernando Abreu, etc. Não pare por aqui.
A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.
Formação da Literatura no Brasil Os primeiros cronistas deram início à formação da Literatura no Brasil. Dividida em escolas literárias, tem papel fundamental na criação da identidade cultural do país.
Qual a diferença do HGH para o GH?
Quanto ganha em mendigo em Dubai?
Pode misturar álcool 70 com desinfetante?
Pode usar pasta d'água em queimadura?
Como fazer a impressão do licenciamento?
Quantas horas de voo piloto se aposenta?
O que acontece se eu excluir o histórico da pasta Temp?
Qual é a maneira correta de emagrecer?
O que significa compreensão pelos sentidos?
Como ganhar dinheiro com terra pequena?
O que não pode fazer na primeira semana de gravidez?
Quais os sintomas da ansiedade neurótica?