Geralmente os manuais determinam 1.500km para as bikes de speed e 1.000km para as Mountain Bikes.
Pra quem pedala muito, vale a dica. Dependendo do uso da bicicleta, uma corrente pode durar entre 1000 (uso extremo: lama, câmbio cruzado etc) e 2000 km (uso em asfalto). Ao mesmo tempo, o cassete (ou catraca) dura em média 5000 km e a coroa 15000 km.
Inevitavelmente as correntes são mais ruidosas, mas o principal motivo era que representavam maior custo. Contudo, as peças metálicas têm o apelo da durabilidade. A vida útil passa fácil de 150.000 km, enquanto a correia deve ser trocada, em média, a cada 60.000 km.
Corrente – É a peça com vida útil mais reduzida. Em geral suporta 1.000 km rodados, dependendo da manutenção e lubrificação. Coroas e cassete – A hora de trocar é quando os dentes estão ficando “quadrados”. Cabos e conduítes – O sinal do desgaste é a troca de marchas ou frenagem mais “duras”.
A maneira mais correta de se verificar o desgaste da corrente é utilizar uma ferramenta específica para isso, capaz de medir o aumento no comprimento da corrente. Existem diferentes modelos, todos com o mesmo princípio básico – indicar o quanto a corrente “esticou” com o uso.
29 curiosidades que você vai gostar
Corrente da bicicleta: como saber a hora de trocar?A corrente da bicicleta é um item que merece sua atenção especial. ... O tempo de vida útil da corrente depende muito de fatores como:Geralmente os manuais determinam 1.500km para as bikes de speed e 1.000km para as Mountain Bikes.
De forma geral, indica-se a troca de próteses dentárias fixas unitárias (coroa ou jaqueta dentária) a cada 8 anos, e pônticos protéticos (próteses dentários unidos a dois ou mais dentes) a cada 6 anos para que a estética e adaptação a gengivas e dentes permaneçam na melhor situação possível.
Fico em média 2 horas por dia (1h 30min por dia durante a semana e 4 a 5h no fim de semana) e depois de 1 ano, o selim já pede para ser trocado.
7 – Quanto dura a relação? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto suavemente, o sistema tem tudo para durar até 40.000 km, ou pouco mais.
No caso da troca da correia dentada, a substituição de peças como o tensor e o rolamento não é obrigatória e só deve ser feita se estiverem desgastadas. Mas se for trocar a corrente, não deixe de substituir também a guia. Como esta peça é feita de plástico rígido, ela está suscetível ao desgaste com o tempo.
Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.
A orientação é fazer a manutenção da bicicleta logo nos primeiros sinais, que serão os desgastes da corrente. Em média, em bikes speed ela dura 1.500 quilômetros. Em mountain bike a duração é menor, de mil quilômetros. A troca é o melhor caminho, assim como a regulagem de todo os sistemas de marchas e pedivela.
Cassetes Sram 10-50 que usam freehub XD são peça única. Não existem cogs separados. Bom, se o cassete durar 8 mil kms com rotação de corrente, já é mais de um ano de uso, acho que é valido em vista que a maioria das relações dura isso.
Na loja disseram-me que uma k7 faz, no máximo, 5-6k kms!!!
Medir a corrente com uma régua
Os elos da corrente da bicicleta possuem exatamente uma polegada, ou 25,4 mm. Portanto, 12 elos devem somar exatamente 12 polegadas – ou 304,8mm. Para medir com exatidão, marque um elo de medição e conte 23 pinos – se a medição passar de 306.39mm, chegou a hora de trocar a corrente.
A corrente é um componente que sofre grandes esforços já que transmite toda a energia gerada pelo ciclista. Com o passar do tempo, a corrente sofre um desgaste natural e se fragiliza. Quanto mais fina a corrente, como é o caso dos novos grupos de nove, 10 e 11 velocidades, mais frágil ela será.
Para resumir, uma bicicleta terá uma vida útil de aproximadamente cinco anos todos os dias antes de ser atingida em pedaços.
Catraca/Cassete Bike
Mas para sair das 6 ou 7 velocidades para algo de 8 em diante é preciso trocar de catraca ou roda livre para o cassete bike.
Procede-se da seguinte forma: determinado o número de dentes, verifica-se na tabela o fator X correspondente; multiplica-se o passo da corrente pelo fator, e teremos o diâmetro primitivo, na mesma unidade do passo. Exemplo: Eng. 32 dentes passo 31,75mm = 10,202 X 31,75mm = 323,91mm.
Como funciona o Reino Quântico?
Porque o sistema de gestão deve ser integrado?
Como calcular Teorema de Euler?
Como ter certeza que o casamento acabou?
Quando Deus fala ouvimos por sinais?
Como saber quando a pinha está boa?
Como digitar código de barras do boleto para pagamento?
Qual a tendência do dólar em 2021?
Como saber se ela está comigo por interesse?
Como saber quando acaba o empréstimo consignado?
Como saber quais são seus alelos?
O que um homem faz quando quer terminar?
Como saber se é um gerador ou receptor?
O que é surdez congênita é adquirida?