Peça aos alunos que leiam os textos silenciosamente. Após a leitura silenciosa, peça aos alunos que façam uma leitura em voz alta. Cada aluno deverá ler uma parte dos textos. Ressalte a importância da impostação de voz e da entonação.
A intertextualidade pode ser um recurso muito importante para a prática de leitura do aluno, pois faz com que este leia pelo menos dois textos e faça a comparação e encontre semelhanças não só no texto verbal (escrito), como vimos nos exemplos acima, mas também não verbal (imagens) e no texto sincrético (que é a fusão ...
Para que haja certa coerência e compreensão da leitura, é importante para o leitor o conhecimento de mundo, um saber prévio, para reconhecer e identificar quando há um diálogo entre os textos. A intertextualidade pode ocorrer afirmando as mesmas ideias de um texto ou apenas contestando o que ali se apresenta.
A intertextualidade é “um fenômeno constitutivo da produção do sentido e pode-se dar entre textos expressos por diferentes linguagens” (Silva, 2002). ... Quando se diz algo num texto, é dito em resposta a outro algo que já foi dito em outros textos. Dessa forma, um texto é sempre oriundo de outros textos orais ou escritos.
Grosso modo, a intertextualidade é o diálogo entre textos, de forma que essa relação pode ser estabelecida entre as produções textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), sendo expressa nas artes (literatura, pintura, escultura, música, dança, cinema), propagandas publicitárias, programas ...
A intertextualidade permite o dialogismo entre os diversos tipos de texto, sejam eles linguísticos, sejam extralinguísticos. ... Todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, pois durante o processo de escrita acontecem relações dialógicas entre os textos que escrevemos e os textos que acessamos ao longo da vida.
Um fator de tamanha importância para a leitura é a intertextualidade. ... Dessa forma, concluímos que tanto a escrita quanto a leitura são as faces de uma mesma moeda. “Todo texto se inter-relaciona com outros textos, seja no momento da elaboração, seja no momento da recepção.
A intertextualidade consiste na influência e na relação que um texto exerce sobre outro. Esse processo ocorre durante a produção de um texto, onde o autor coloca, na estrutura de sua produção, referências explícitas ou implícitas de outra obra.
Lembre-se de que o sucesso da interdisciplinaridade em sala de aula depende de uma excelente sinergia entre os professores. Nesse sentido, essa questão deve acompanhar os programas de educação continuada promovidos por sua escola, de maneira que a prática se torne orgânica na cultura da instituição.
Graças à interdisciplinaridade, além do engajamento com o processo de ensino-aprendizagem, é possível estimular as competências e habilidades necessárias para uma formação educacional sólida, incluindo aspectos não cognitivos. Dessa forma, é fomentada a missão da escola de construir cidadãos críticos e que contribuam de fato para a sociedade.
2 Quais são as dicas para pôr a interdisciplinaridade em prática? 2.1 1. Aposte em um bom planejamento 2.2 2. Permita que os professores tenham flexibilidade 2.3 3. Aposte em atividades lúdicas 2.4 4. Utilize recursos digitais 2.5 5. Adote materiais didáticos com proposta interdisciplinar
Como impedir o avanço da cárie?
Como acabar com as formigas no pé de pimenta?
Como acabar fungo nas plantas?
Como acabar com os cupins no jardim?
Qual o nome da menina que faz cantadas?
Como acabar com as ervas daninhas na grama?
Como acabar com cochonilha preta?
Como eliminar o fungo do bolor?
Como incluir a leitura no dia a dia para melhorar a qualidade de vida?
O que fazer para substituir o chocolate?
Como ter equilíbrio emocional no casamento?
Como lidar com a hipocrisia no trabalho?