O supervisor escolar é aquele que zela pelo bem-estar da sua escola: alunos, pais, professores, comunidade escolar. É ele quem toma iniciativas sobre as mudanças que devem ocorrer na escola, buscando melhorar o desempenho educacional dela.
Como resultado identificou-se que a rotina e as atividades desenvolvidas pelos supervisores escolares caracterizam-se pelo acompanhamento dos professores, atendimento aos alunos e pais, substituição de professores, aplicação e correção de simulado, avaliações, diagnósticos, dentre outras atividades que não são ...
O papel do pedagogo escolar também é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula, na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teórico, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.
O supervisor escolar tem papel de grande relevância neste aspecto, já que possui uma visão integrada do processo educativo e pode oportunizar essa formação através de projetos que envolvam todos os profissionais da Educação Infantil, promovendo discussões, estimulando a pesquisa e incentivando o trabalho em equipe no ...
O supervisor deve sempre se preocupar com as atividades de sua equipe, ficando muito próximo do ambiente de trabalho e percebendo suas necessidades, propiciando velocidade e apoio para resolução de problemas. Assim, fica muito mais rápido e fácil encontrar as soluções mais apropriadas.
A supervisão deve coordenar as atividades pedagógicas da escola, aperfeiçoá-las de forma constante, evitando assim, uma defasagem entre a comunidade escolar e a realidade educacional.
A LDB nº 9394/96, reconhece o supervisor como profissional docente extraclasse, com formação de curso de Graduação em Pedagogia, assim como legitima também a orientação, administração, planejamento e inspeção. Precisamente no art. 64 a Lei estabelece a formação de profissionais de educação para atividades extraclasse.
A sua função continua a ser política, mas é uma função sociopolítica crítica (...). Nesta perspectiva, na atualidade pode-se inferir que o papel do supervisor está atrelado à gestão da escola como um todo.
Desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar * Doutoranda e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul, Brasil. E-mail: [email protected]
Segundo a autora o supervisor escolar tem como objeto de trabalho a produção do professor – o aprender do aluno – e preocupa-se de modo especial com a qualidade dessa produção. Portanto, o objeto de trabalho do supervisor é a aprendizagem do aluno através do professor, onde ambos trabalham como numa equipe um dependendo do outro.
Compreender o papel do supervisor no contexto educacional no contexto escolar, não ocorre de forma isolada, pois seu trabalho acontece de maneira a contribuir com o trabalho pedagógico dos professores, incentivando-os às novas metodologias para traçar formas de melhorar e garantir um ensino/aprendizagem.
Qual é o material usado em moldes?
Qual o meio de comunicação é mais importante?
Como saber se uma operadora está fora do ar?
Como identificar problema na tireoide?
O que causa infiltração na parede?
Qual o melhor filme de superação na Netflix?
Quanto ganha um escritor famoso?
Qual a função da lã de vidro na geladeira?
Quais são os tipos de folguedo?
Quanto tempo dura o queijo mussarela na geladeira?
Quais são os principais sistemas de um veículo?
Pode colocar a mesma lente em outra armação?
Como são escolhidos os ministros no Brasil?
Qual o significado da sentença tipo A?
Quais os tipos básicos de arranjo físico e como eles se caracterizam?
É verdade que vinagre tira manchas?