As religiões, em princípio, deveriam ser fontes de espiritualidade. Em geral, elas se apresentam como catálogos de regras, crenças e proibições, enquanto a espiritualidade é livre e criativa. Na religião, predomina a voz exterior, da autoridade religiosa. Na espiritualidade, a voz interior, o “toque” divino.
A religião provoca devoção; a espiritualidade, meditação. A religião promete a vida eterna; a espiritualidade a antecipa. Na religião, Deus, por vezes, é um conceito; na espiritualidade, experiência inefável. Há fiéis que fazem de sua religião um fim.
A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
Espiritualidade seria assim definida como uma maneira de enxergar o mundo e de se comportar na busca por um sentido de viver; ou ainda como uma necessidade pessoal de encontrar respostas para questões existenciais sobre o sentido da vida, doenças e morte.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...
Entre os principais benefícios relacionados ao ensino religioso, estão o aprendizado de uma ferramenta para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Além de ser possível aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos.
A maioria dos estudos mostrou que envolvimento religioso e espiritualidade estão associados com melhores índices de saúde, incluindo maior longevidade, habilidades de manejo e qualidade de vida, assim como menor ansiedade, depressão e suicídio.
Na religião, a transcendência é o aspecto da natureza e do poder de uma divindade que é totalmente independente do universo material, além de todas as leis físicas conhecidas. ... A transcendência pode ser atribuída ao divino não apenas em seu Ser, mas também em seu conhecimento.
A influência da religiosidade e espiritualidade na saúde e qualidade de vida de indivíduos é foco de interesse da sociedade há décadas.
Espiritualidade x Religião. Muitas pessoas costumam confundir espiritualidade e religião, achando que os dois termos possuem significados iguais ou parecidos, quando, na verdade, são absolutamente distintos, assim como a prática de cada um deles. Religião deriva da palavra “religare” que, em latim, significa religação.
Existem várias religiões. Cada uma apresenta suas verdades como únicas. Para a espiritualidade não existe uma religião melhor ou pior que a outra. A espiritualidade consagra o melhor das mensagens de cada uma delas. Espiritualidade = independência; A religião diz que somente o cumprimento dos ritos faz a pessoa feliz.
Já a espiritualidade é livre e nos permite agir da forma que o nosso eu interior sente que é correto. A religião aponta nossos erros e pecados, enquanto a espiritualidade permite refletir para achar o motivo de termos agido daquela forma. Infelizmente, as religiões também têm sido causadoras de divisões e desentendimentos entre as pessoas.
Já a espiritualidade é o foco em algo maior do que em coisas banais do mundo físico; ela traz a meditação, tolerância, respeito e igualdade, e existe desde muito tempo antes do que qualquer religião. Vale dizer que há como sentir-se um ser espiritualizado sem necessariamente ser adepto a alguma religião.
Quais são os livros para UERJ 2022?
Quem deve figurar no polo passivo do incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
O que é chã de dentro e chã de fora?
Qual limite do déficit funcional de vê que pode ser considerado normal?
Qual a cor que combina com móveis marfim?
Qual remédio é bom para gripe forte?
Qual o chá que é bom para cisto nos rins?
Quais foram as principais descobertas científicas?
Quando foi utilizado o termo ONG pela ONU?
O que o urologista faz na primeira consulta masculina?
Quantos países fazem parte da União Europeia 2021?
Como ligar um computador usando o TeamViewer?
O que é bom comer na virada do ano novo?
Como fazer 1000 reais por dia?
Quanto tempo de exercício para queimar 1000 calorias?
Quais são as vias de administração de injetáveis?