Como promover a inclusão digital?
A inclusão digital é uma forma de democratizar a tecnologia e deixá-la acessível ao maior número de pessoas. Assim, a qualidade de vida das minorias melhora e elas podem pensar além, em outras perspectivas. ... Entretanto, nem todos conseguiram ter acesso aos meios tecnológicos da mesma maneira.
A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos, que são: dispositivo para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital.
O Brasil tem mecanismos para promover a inclusão social e digital: leis, produção tecnológica especializada, centros de pesquisa em acessibilidade. Porém, existem poucos pontos públicos de acesso à internet preparada para receber deficientes.
De acordo com a companhia, há uma tendência global em criar cidades inteligentes que utilizam redes de comunicação sem fio para melhorar as operações municipais, impulsionar o desenvolvimento econômico local e prover melhorias significativas em áreas como educação, saúde, transporte e segurança.
Deixemos claro que, para que a inclusão digital aconteça, é preciso três instrumentos básicos: computador, acesso à internet e domínio dessas ferramentas, já que, não basta apenas o cidadão possuir um computador conectado à internet para ser considerado um incluído digital.
Dentre os fatores, destacam-se a falta de infraestrutura e a desigualdade social, que estão diretamente ligados à exclusão digital. Nesse contexto, lugares que não possui saneamento básico ou população alfabetizada, por exemplo, tornam-se excluídos do mundo tecnológico.
Os resultados mostram que a inclusão digital de pessoas idosas traz benefícios que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, reduzir o isolamento social, dar ao idoso papel ativo nos cuidados com a própria saúde. O e-mail foi identificado como a ferramenta de comunicação mais utilizada por pessoas idosas.
Tornar as tecnologias da informação e da comunicação mais acessíveis é essencial para que as pessoas não fiquem à margem dos fenômenos, das mudanças, das oportunidades e das facilidades que a tecnologia traz em larga escala. Então, vamos refletir mais sobre esse assunto?
Aos que têm acesso e são fluentes no uso das novas tecnologias cabe vigilância em seus conteúdos, compromisso com a verdade (mais ainda em tempos de fake news) e em especial movimentos para massificar o acesso. E quando se der conta de que o acesso fora garantido, buscar fomentar o desenvolvimento.
Em tempos de polarização política e debate massivo da comunidade futurista sobre “Revolução 4.0”, quais os caminhos para garantir a inclusão digital e tecnológica as pessoas que não tem acesso dada a dimensão territorial brasileira e a falta de infraestrutura de algumas regiões?
No Brasil, menos de 10% da população fala inglês, e praticamente todo conteúdo sobre tecnologia está em língua estrangeira, deve haver um esforço dos movimentos pró acesso, em buscar alternativas para tornar esses conteúdos mais acessíveis.
Qual é a importância do rio Amarelo?
Fazem dois meses que eu o visitei?
Quais são as atribuições do responsável técnico?
Quais foram as batalhas pela independência do Brasil?
Porque condomínio não é pessoa jurídica?
Quem foi Mansa Musa e quais seus principais feitos?
Quanto dá pra ganhar por mês com apostas esportivas?
Como se escreve algarismo romano 201?
Como fazer o registro inicial de um cão?
Como ler a expressão corporal de uma pessoa?
Quais são as causas e consequências dos choques?
Quantos dias são necessários em Santiago?
Como Treinar o Seu dragão picada veloz?
Como ganhar dinheiro com home office?
Quantas palavras em média um ser humano pode falar por minuto?