Programa para Redução das Infecções por Staphylococcus aureus Meticilina-Resitente (MRSA)
A MRSA é a sigla inglesa para Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina, nome de uma bactéria da família da Staphylococcus Aureus. O Staphylococcus Aureus é um tipo comum de bactéria. Cerca de 1 em cada 3 pessoas tem essa bactéria na superfície da pele ou no nariz sem desenvolver uma infecção.
O protocolo para descolonização de MRSA recomenda o uso de mupirocina tópica (pomada) nas narinas 2 a 3 vezes por dia durante 5 dias, de preferência associado à banhos diários (no caso do paciente internado) com clorexidina a 2-4% durante o mesmo período. Alguns autores recomendam períodos mais longos, de 10 a 14 dias.
Principais fontes de contaminação A transmissão a alimentos ocorre principalmente através da manipulação. As feridas infectadas são também veículo de contaminação de alimentos. As vacas leiteiras também podem ser uma fonte de S. aureus, nomeadamente através do leite produzido por animais com mastite.
Como é feito o tratamento para eliminar a Staphylococcus aureus? No Brasil, a eliminação da bactéria em quadros graves é feita com uso de antibiótico injetável Oxacilina.