Resposta: de acordo com a concentração de equipamentos modernos, a sofisticação de serviços oferecidos, a presença de centros universitários e institutos de pesquisa de alta tecnologia, qualidade dos serviços de transportes e comunicação etc.
As cidades globais são os principais centros econômicos do mundo. Elas são divididas em três níveis: Alfa, Beta e Gama.
A Europa é o continente que mais possui cidades globais. As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.
- Forte urbanização; - Mercado de trabalho intenso, dinâmico e diversificado; - Elevada diversidade de serviços (administrativos, educacionais, financeiros, científicos e tecnológicos); - Existência de diversificadas opções culturais (museus, galerias de arte, centros culturais);
As “cidades globais” concentram as matrizes de empresas bancárias, industriais e de serviços que operam em diversos países, constituindo-se, assim, centros de comando e poder econômico. As “cidades globais” são centros dinâmicos do sistema financeiro internacional e abrigam as principais bolsas de valores mundiais.
Explicação: a) Europa: Paris, Londres, Bruxelas, Madri, Berlin, Moscou, Viena. b) Ásia:Hongkong,Seul,Toquio, Pequim, Shanghai. c) Oceania:Sidney e Melbourne.
As principais cidades mundiais são Nova York, Londres e Paris. No Brasil, existem duas: São Paulo e Rio de Janeiro. É importante lembrar que o número de habitantes não é importante para definir o nível de avanço econômico e para dizer se uma determinada região possui ou não uma cidade global.
Há uma relação mútua entre cidades e globalização, pois o meio urbano estrutura e é estruturado pelo processo de integração espacial e econômica da sociedade global. O processo de expansão das tecnologias de transporte, comunicação e outros é, entre outros aspectos, profundamente espacial.
No total, cerca de 60 cidades no mundo são consideradas cidades globais sendo que a maioria delas está concentrada no continente europeu.
Ao afirmar a importância econômica das cidades globais e considerá-las como o centro da globalização, a autora revela que esse conceito deve-se, sobretudo, ao caráter supranacional das cidades.
São elementos presentes nas cidades globais: sedes de empresas, sobretudo multinacionais; bolsas de valores, serviços urbanos modernos, rede diversificada de transportes, centros comerciais avançados, centros de ciência e tecnologia, como as universidades e aeroportos de alcance internacional.
Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial. Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.
Os exercícios sobre cidades globais requerem a compreensão sobre o funcionamento e o crescente desempenho desses espaços na sociedade contemporânea. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:
Qual o pior condutor de calor do mundo?
O que é conformidade e não conformidade?
Quais os 3 tipos de sistema de esgoto?
São exemplos de efeitos penais da sentença condenatória?
Quais são os principais recursos naturais da América?
O que significa adição na receita do óculos?
Quantos aerogeradores têm no Brasil?
Quanto ganha um funcionário de Cartório de Registro de Imóveis?
Qual é a forma de uma circunferência?
Como é feita a avaliação do tônus muscular?
Qual fio usar para fazer a rede elétrica?
Quais são as vantagens da biomassa?
Como fazer o mapa astral gratuito?
Como saber a medida do pó descolorante?
Quais são os principais problemas sociais e ambientais urbanos?