O Lazer, que vem do latim 'licere' – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como uma série de atividades que o ser pode praticar em seu tempo livre, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, em tarefas familiares, religiosas ou sociais, e que lhe proporcionam prazer.
Segundo Dumazedier (2000), as três funções mais importantes do lazer são: o descanso pós-fadiga do trabalho, o divertimento que é representado pela recreação e o entretenimento ligado ao tédio da rotina, e finalmente o desenvolvimento como construção individual e social.
Dumazedier (2001) afirma que lazer é um conjunto de ocupações ás quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora ...
Um dos conceitos de lazer pode ser o de se praticar alguma atividade prazerosa durante um determinado tempo do dia. Essas atividades podem ser desde ler um livro, ver TV, ouvir uma música, até dançar, fazer um cooper, jogar boliche, tênis…
O lazer (sinónimo de ócio) é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória. ... O uso mais habitual do conceito está associado ao descanso do trabalho. O lazer, por conseguinte, aparece fora do horário laboral ou no período de férias.
Etimologicamente a palavra lazer provém do verbo francês loisir, que tem origem por sua vez, na forma infinitiva latina de licere, que significa o que é permitido. O francês loisir deu origem à expressão inglesa leisur, que se utiliza tecnicamente para significar tempo livre. (DUMAZEDIER, 1979).
Outras barreiras mencionadas para a prática de atividades físicas de lazer foram: cansaço, excesso de trabalho, obrigações familiares, falta de vontade, falta de dinheiro, obrigações de estudo e clima.
Assim, o lazer é constituído na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social.
Desse ponto de vista, o lazer constitui-se na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social.
Os obstáculos observados no desenvolvimento do lazer podem se referir a fatores socioambientais – dificuldades econômicas; diferença entre classes; aumento da violência e da criminalidade; diminuição dos espaços destinados ao lazer; regionalismo; falta de relacionamentos interpessoais; falta de tempo livre; ...
Os CONCEITOSprecisam ser contextualizados pois não são universais, ou seja, existem diferentes situações onde um conceito é pertinente e outras nas quais o mesmo não é cabível. CONCEITOS DE LAZER Conceito de Lazer para Dumazedier (1976)
A origem da palavra LAZERvem do latim LICEREque significa aquilo que é permitido, lícito, o que pode ser feito. Dic. Houaiss. Reflexão: a partir da etimologia da palavra LAZER
Atividades de lazer são constantemente introduzidas no espaço hospitalar para paciente em tratamento. Tais atividade podem ser adaptadas aos interesses do paciente a fim de contribuir com a sua recuperação.
Assim, o lazer é constituído na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social. Juntos, esses elementos configuram as condições materiais e simbólicas, subjetivas e objetivas que podem – ou não – fazer do lazer um potente aliado no processo de transformação de nossas sociedades, ...
Como se formam as raízes nervosas?
Quando devo procurar advogado?
Como saber se o cachorro está com osso quebrado?
Qual órgão é responsável pelo IPTU?
Como saber se alguém restringiu VC no Instagram?
Como saber se a menina tá com ciúmes de vc?
Que dia que vai ser a prova do líder do BBB?
Como será o mês de agosto para Libra?
Quais profissões estarão em alta em 2025?
Quando estreia a 6 temporada de Peaky Blinders?
Quando volta Salve-se quem puder em 2021?
Qual o final de Eliza e Arthur?
Qual será a população do Brasil em 2100?
Como vai ser o Mundial de Clubes 2022?