Explicação: Memória coletiva é a memória de um grupo de pessoas, tipicamente passadas de uma geração para a seguinte, ou ainda a memória compartilhada de um grupo, família, grupo religioso, étnico, classe social ou nação.
Como apontado por Olga Von Simson, a memória coletiva: É formada por fatos e aspectos julgados importantes e que são guardados como a memória oficial da sociedade mais ampla. Se expressa no que chamamos de lugares da memória.
Existe uma memória individual que é aquela guardada por um indivíduo e se refere as suas próprias vivências e experiências, mas que contém também aspectos da memória do grupo social onde ele se formou, isto é, onde esse indivíduo foi socializado.
Na última década, considera-se uma diferenciação entre a memória cotidiana ou comunicativa, diretamente formada por grupos sociais, conforme estabelecido pelo sociólogo francês Maurice Halbwachs, e a memória cultural, que seria a relação entre a memória individual e do grupo com um ponto fixo.
Memória coletiva é a memória de um grupo de pessoas, tipicamente passadas de uma geração para a seguinte, ou ainda a memória compartilhada de um grupo, família, grupo religioso, étnico, classe social ou nação.
Muitas das memórias que consideramos apenas particulares também fazem parte da memória de outras pessoas, ainda que elas não tenham vivido a mesma experiência. ... Por isso, dizemos que as memórias individuais passam a fazer parte de uma composição maior, que são as memórias sociais e coletivas.
Em resumo, a memória coletiva é algo mais do que uma simples lembrança do passado, pois através dela se cria a identidade de um povo. Sem memória coletiva as comunidades ignoram suas raízes e tradições. Em outras palavras, um povo sem memória é um povo sem história. Imagem: Fotolia. rob z.
A partir da compreensão da memória individual, o próximo passo é estabelecer o que é a memória coletiva, a que ela se refere. Quando há uma lembrança que foi vivida por uma pessoa – ou repassada para ela – e que diz respeito a uma comunidade, ou grupo, essa lembrança vai se tornando um patrimônio daquela comunidade.
Dessa forma, verificou- se que a memória individual é muito importante para a construção da memória coletiva, uma vez que as lembranças são constituídas no interior de um grupo e têm a linguagem como seu meio de socialização. Palavras-chave: Ciências sociais, Memória individual, Memória social, Memória coletiva.
Ela representa um repositório abstrato de informações referentes a uma comunidade, se constitui a partir de memórias individuais, se expressa materialmente, ancora-se nos lugares de memória e tem como caminho espontâneo o seu desaparecimento.
O que significa S49 na polícia?
Quais são as frutas da estação primavera?
Quanto tempo para baixar a febre com paracetamol?
Quantas páginas são 50 mil caracteres?
Qual é a ordem de um trabalho?
Quais os tipos de variáveis em C?
O que fazer para afta parar de doer?
Como reclamar atraso de entrega dos Correios?
Qual a diferença entre agricultura Digital e agricultura de precisão?
Como fazer um resumo na terceira pessoa?