Como podemos definir a dispensação de medicamentos?

Pergunta de Mariana Azevedo de Maia em 27-05-2022
(56 votos)

A dispensação é o ato farmacêutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma prescrição elaborada por um profissional autorizado. Neste ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento.

O que é a dispensação de medicamentos?

A dispensação de medicamentos é uma atividade que permite ao farmacêutico estabelecer uma relação de proximidade e confiança com o paciente, garantindo a ele a entrega adequada e racional de medicamentos.


Como deve ser feita a dispensação de medicamentos?

Conforme o artigo 37 da Resolução CFF nº 357/2001: Art. 37 - A dispensação das substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, deverá ser feita exclusivamente por farmacêutico, sendo vedado delegar a responsabilidade sobre a chave dos armá- rios a outros funcionários da farmácia que não sejam farmacêuticos.

Qual é o conceito de dispensação?

Definição: “É o ato de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, normalmente como resposta à apresentação de uma receita elaborada por profissional autorizado. Neste ato, o farmacêutico informar e orientar sobre o uso adequado do produto.”

Qual é o objetivo da dispensação de medicamentos?

Dispensação é o ato de assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada; que sejam fornecidas as informações suficientes para o uso correto e que seja embalado de forma a preservar a qualidade do produto.

Sistemas de Dispensação de Medicamentos | Conhecimento em Prática


26 curiosidades que você vai gostar

São objetivos da dispensação segundo as normas técnicas para a organização da assistência farmacêutica na atenção básica?

São objetivos da dispensação, segundo as Normas Técnicas para a organização da assistência farmacêutica na atenção básica: I. minimizar erros de prescrição; ... corrigir erros de prescrição.

Porque a dispensação de medicamentos é um ato privativo do farmacêutico?

O CFF reforça que durante a dispensação além do farmacêutico fornecer medicamentos ao paciente, o profissional analisa a prescrição sob os aspectos técnicos e legais, e orienta o paciente ou seu cuidador sobre o uso adequado dos mesmos, seus benefícios e possíveis riscos, sua conservação e descarte.

Quais são as sete dispensações da Bíblia?

Usando como base este sistema, os Dispensacionalistas entendem que a Bíblia seja organizada em sete dispensações: Inocência (Gênesis 1:1- 3-7), Consciência (Gênesis 3:8- 8:22), Governo Humano (Gênesis 9:1 – 11:32), Promessa (Gênesis 12:1 – Êxodo 19:25), Lei (Êxodo 20:1 – Atos 2:4), Graça (Atos 2:4 – Apocalipse 20:3) e ...

O que quer dizer dispensação da graça de Deus?

O Evangelho da graça de Deus ou Dispensação é a maneira como Deus trata com o homem durante um determinado período de tempo, quando o homem é provado e testado quanto à obediência a certas revelações definidas da vontade de Deus. Por exemplo, desde os dias de Moisés até Cristo o homem foi provado sob a Lei.



Outras questões

Como atrair o leonino?

Qual foi o primeiro povo a praticar atividade física no Brasil?

Qual é o melhor pH para os cabelos?

Porque Melancia causa enxaqueca?

Como amolecer as artérias?

Qual o nome da verme que coça o bumbum?

Quais são os concursos públicos para Ensino Médio 2022?

O que é alocação contígua de memória?

Qual a quantidade de zagueiros que possui o sistema 3-5-2?

Qual é o significado do nome Amaleque?

Quem comanda o PCC hoje?

Como saber medidas em gramas?

Como se prevenir de doenças hereditárias?

Como pagar um boleto no Banco do Brasil?

Como funciona um resistor shunt?

Qual óleo usar na R1 2008?

Quem não pode fazer lipo Enzimatica?

O que significa classe social Abcde?

O que fazer para não deixar o namoro acaba?

Quais são as características da afetividade?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com