Lixo no esgoto: como prevenir o entupimento da rede
Para evitar entupimentos de ralos e do sifão da pia do banheiro, uma limpeza periódica é fundamental. Com o auxílio de um arame firme e curvado na ponta, retire detritos que possam cair no ralo ou sifão e use água quente para ajudar a amolecer sabonete colado ou fios de cabelo emaranhados.
O correto é juntá-los e descartá-los na lixeira (nunca no vaso sanitário). Cotonetes e algodões também são prejudiciais ao sistema de tratamento de esgoto. Além do plástico que não se dissolve na água (no caso dos cotonetes), o algodão pode se juntar a qualquer gordura presente e entupir o encanamento.
Uma das soluções para controlar essa sujeira seria instalar estações de tratamento dentro do próprio rio. Outra ação essencial é aumentar a quantidade de esgoto tratado, que hoje está em 64% na região metropolitana de São Paulo – tarefas que levarão pelo menos mais 20 anos.
Coloque uma xícara de bicarbonato de sódio e 2 xícaras de água fervente dentro do ralo; Espere que haja uma reação e depois jogo uma xícara de bicarbonato de sódio e uma de vinagre branco; Tampe o ralo com um pano e espere alguns segundos.
Em casos de entupimentos, extravasamentos ou retornos de esgoto, a população pode entrar em contato com a Compesa por meio dos canais de atendimento remotos, como o telefone gratuito 08.
Jogar lixo no local adequado, evita o entupimento dos ralos, bem como utilizar adequadamente acessórios como a caixa de gordura são primordiais. Esta, por sua vez, é imprescindível para coletar toda a gordura produzida nas cozinhas para que tenham o destino adequado.
O entupimento da rede de esgoto gera inúmeros problemas, que vão desde o extravasamento, com o retorno do esgoto para as residências, até a ruptura das tubulações, o que representa um prejuízo e tanto para o correto funcionamento do sistema de saneamento da sua cidade.
Logo, entende que no caso de interligações incorretas, o esgoto cai na rede de águas pluviais e pode gerar contaminações em córregos e em outros corpos de água. Da mesma maneira, o rompimento de uma rede de esgoto em função do excesso de volume de líquido causa grandes transtornos e riscos à população.
Quais são os problemas causados pelas interligações entre os dois? A ligação entre as galerias pluviais e a rede de esgoto pode ocasionar diversos problemas ambientais, para as pessoas e para as infraestruturas existentes. Veja alguns dos problemas que podem ocorrer quando a água da chuva se mistura ao esgoto:
Isso acontece porque as tubulações da rede de esgoto são estreitas. Uma tampa sozinha não obstrui a passagem, mas, uma vez que não é capaz de se dissolver na água, começa a enroscar-se com outros objetos lançados indevidamente na rede até provocar o entupimento.
Como fazer um atendimento psicopedagógico?
Quais são os componentes de uma anamnese?
Como se faz uma conferência no celular?
Quando cessa o regime de bens?
Como fazer conta de penicilina?
Quais os tipos de enzimas que existem?
O que fazer para incorporar a Pomba Gira?
O que causa a dissonância cognitiva?
Como se faz uma análise de um livro?
Qual o conceito de um desenho de observação?
Como podemos classificar basicamente os meios de transmissão?
Como são as letras maiúsculas?
Qual é a definição de meristemas com base em qual critério eles são classificados?
Como fazer para desdobrar um número?
Como podemos conceituar o que vem a ser Earthwork *?