1 – Quanto à sua Estocagem ou por Demanda
148) existem 3 tipos de codificação usados na classificação de material, são elas: Sistema Alfabético; Sistema Alfanumérico; Sistema numérico.
Materiais estocáveis – são os materiais que não são críticos para a operação da organização. Materiais de consumo – são os materiais que, na empresa, são utilizados pelo setor específico de manutenção.
Classificar Materiais é o processo de agrupar itens do estoque segundo algum critério. A classificação dos materiais consiste no estabelecimento de grupos ou famílias de materiais em uso na organização, de acordo com sua utilidade, natureza, forma, dimensão, peso, tipo, uso, etc.
Classe A: Itens que possuem alto valor de demanda ou consumo. Classe B: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo intermediário. Classe C: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo baixo.
Um método de controle de estoque bastante usado é a classificação ABC. Ela se baseia em 3 pontos: rotatividade (giro), faturamento e lucratividade. Na categoria A devem ficar os itens de alto giro, lucratividade e faturamento. São os produtos que não podem faltar, por gerarem o maior retorno para as empresas.
Descrição padronizada: deve ser altamente padronizada. Compõe-se de nome básico e nome modificador: Nome básico: trata-se da denominação básica de um item. É como o primeiro nome de uma pessoa.
Especificação de materiais: É definir as principais informações sobre o produto, permitindo que seja feita melhor análise das necessidades de compra. Com a especificação de materiais e serviços o comprador consegue avaliar e adquirir produtos e serviços que vão atender as demandas e necessidades da empresa.
Os materiais são classificados conforme suas características elétricas e magnéticas e conforme as classificação dos materiais.
A classificação de materiais surge por necessidade, uma vez que com o aumento da industrialização e da introdução da produção em série, foi necessário, para que não ocorressem falhas de produção devido à inexistência ou insuficiência de peças em estoque (Fernandes, 1981, p.141).
O código tornou-se tão mais necessário quanto maior for o universo da empresa e dos materiais (Fernandes, 1981, p.148). Segundo Fernandes (1981, p.148) existem 3 tipos de codificação usados na classificação de material, são elas: Sistema numérico. Este processo representa os materiais por meio de letras.
Critérios de classificação dos materiais de estoques é a sequência do artigo anterior onde falamos da “Classificação de materiais dos Estoques”. Podemos notar diante do já exposto e o que veremos a seguir que os estoques têm muitas características importantes na sua formação.
Quais os níveis de gravidade do conflito?
Quem pode ganhar insalubridade?
Quem toma ursacol pode tomar cerveja?
Quem representa a deusa da morte no México que tipo de significado ela traz em si mesma?
Qual foi o primeiro nome do Estado do Amazonas?
O que a corrida libera no organismo?
Quais são os requisitos necessários para a implantação da ISO 22000?
Quais as doenças Imunodeficiencia primária?
O que é novo processo incidental no PJe?
Qual instrumentos tem 4 cordas?
Qual o nicho que mais vende na internet 2020?
Quem tem a cintura mais fina do Brasil?
Como é feito o biodiesel no Brasil?
Qual valor do auxílio Aldir Blanc?
Qual era o trabalho de Obede-edom?
Quais os princípios que regem a ação penal pública incondicionada?