A avaliação da qualidade de vida é oficialmente realizada pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O instrumento utilizado é um questionário onde as perguntas são agrupadas em seis domínios, o físico, aspectos religiosos, psicológico, nível de independência, das relações sociais e do meio ambiente.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Day e Jankey (1996) classificam os estudos sobre qualidade de vida de acordo com quatro abordagens gerais: econômica, psicológica, biomédica e geral ou holística.
Qualidade de vida no trabalho é um índice de satisfação do colaborador no trabalho, medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social, crescimento pessoal entre outros. Também é conhecido como QVT e é essencial para a diminuição do turnover e o sucesso do negócio.
Nesse sentido, a qualidade de vida, no âmbito da saúde, pode ser analisada de forma genérica ou relacionada à saúde. No primeiro caso, a qualidade de vida apresenta um significado mais amplo, estando relacionado ao bem-estar da população e a satisfação de suas necessidades, sem fazer referência a disfunções ou agravos.
A crescente preocupação com questões relacionadas à qualidade de vida vem de um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida.
A avaliação da qualidade de vida é oficialmente realizada pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O instrumento utilizado é um questionário onde as perguntas são agrupadas em seis domínios, o físico, aspectos religiosos, psicológico, nível de independência, das relações sociais e do meio ambiente.
Permanecer em uma função considerada ruim, com condições inadequadas, que não faz com que a pessoa se sinta acolhida e valorizada pode desencadear problemas de saúde física e até psicológica. No entanto, se engana quem pensa que focar em qualidade de vida no trabalho serve apenas para beneficiar os colaboradores.
Mas é fundamental que as pessoas se sintam reconhecidas, motivadas e respeitadas dentro da empresa. É comum pensarmos a qualidade de vida no trabalho como algo que deve ser proporcionado apenas pela empresa. Entretanto, os colaboradores também têm uma grande responsabilidade em seu bem-estar dentro das organizações.
No entanto, se engana quem pensa que focar em qualidade de vida no trabalho serve apenas para beneficiar os colaboradores. Os funcionários que se sentem bem em seu local de trabalho e têm um bom relacionamento com os outros colaboradores ficam mais motivados para trabalhar, se dedicam mais e acabam trazendo resultados melhores para a empresa.
Como transportar o cachorro na caixa de transporte?
Como transmitir músicas do celular via rádio?
Como limpar e alinhar os chakras?
Qual é a fórmula para converte BTUH em kW?
Porque temos medo do fracasso?
Como deixar um homem na linha?
Como transmitir no Discord com som?
Como transmitir um vídeo no Google Meet pelo celular?
Como limpar almofadas de piscina?
Como transmitir ao vivo Rádio Web?
Como transportar bebidas geladas?
Como conviver com uma pessoa com Tei?
Como transportar caranguejo em viagem?
Como transmitir live do zoom para o Facebook?
Como levar o botijão de gás na mudança?