Os ritos podem ser definidos como costumes aceitos e praticados que simbolizam as crenças e etapas importantes em uma dada sociedade.
Ritos de passagem são aqueles que marcam momentos importantes na vida das pessoas. Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, casamentos e formaturas. Em nossa sociedade, os ritos ligados a nascimentos, mortes e casamentos são praticamente monopolizados pelas religiões.
Um Rito é como uma lei, ele reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Os ritos acabam compondo um ritual. Já o ritual seria o desenvolvimento, ou a aplicação dessa lei.
Há vários ritos latinos, como por exemplo o rito romano (o mais utilizado), o rito ambrosiano, o rito bracarense, o rito galicano, o rito moçárabe, o dos Cartuxos e o Uso Anglicano. ... Para além do rito romano padronizado nestas duas formas, há também várias variantes deste rito litúrgico, destacando-se o Uso Anglicano.
Sabe-se, entretanto, que as crenças, ritos, rituais e cultos são efetivados e sentidos de diferentes formas e contribuem essencialmente para a formação e educação das pessoas. Através deles, elaboram-se conhecimentos, ampliam-se representações.
The rites of passage. London: Routledge & Kegan Paul, 1960., os ritos de passagem se dividem em três momentos distintos: ritos de separação, ritos de margem e ritos de agregação.
Elas são celebradas por meio do oferecimento de comida e bebida, e, às vezes, de cantos e objetos. Um exemplo de objeto presente nos rituais indígenas é o chocalho, utilizado para cura e purificação. Hoje em dia, artefatos ritualísticos também são vendidos como artesanato.
A Igreja Católica celebra os sete sacramentos, que são: batismo, confirmação (ou crisma), eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, ordem e matrimônio. A doutrina, "todos os sacramentos estão ordenados para a Eucaristia «como para o seu fim»)".
Y. Z. Conceito de rito. Rito é uma palavra com origem no termo latim ritus. Trata-se de um costume ou de uma cerimónia que se repete de forma invariável de acordo com um conjunto de normas previamente estabelecidas. Os ritos são simbólicos e tendem a expressar o conteúdo de algum mito.
Também há ritos de iniciação, que estão relacionados com a introdução a certos mistérios ou a práticas ocultas para os não iniciados. Temos ainda os ritos de passagem que celebram a mudança de status de um indivíduo.
Por fim, o termo “rito” também, é usado no cotidiano para definir algo que um indivíduo faz de modo costumeiro. Por exemplo: “esses são meus ritos de trabalho”, “hoje estarei apresentando meus ritos de beleza”.
A celebração dos ritos toma o nome de ritual e pode ser bastante variada. Alguns rituais são festivos, ao passo que outros têm lugar de forma solene. Os rituais são levados a cabo de acordo com a tradição e podem ser dirigidos por algum tipo de autoridade (no caso do catolicismo, os rituais são liderados pelos sacerdotes).
Quanto ganha um participante da Fazenda 2020?
Qual é a diferença entre coordenação e subordinação?
Como descongelar pastel pronto?
Como criar um fluxograma online?
Qual a principal limitação dos estudos ecológicos?
O que é inscrição deferida e indeferida?
Qual é a função de um capacitor?
O que acontece se não pagar dívida prescrita?
O que significa Zé Povinho na favela?
Quais são as habilidades necessárias para o pensamento crítico?
O que é um comprovante de depósito judicial?
Porque a planta morre com excesso de água no vaso?