Os herbicidas podem ser classificados de acordo com o modo de aplicação em pré-plantio incorporado (PPI), pré -emergência e pós-emergência das plantas daninhas.
Os herbicidas também podem se movimentar (translocar) nas plantas pelo xilema, pelo floema ou por ambos. Quando o movimento (translocação) do herbicida é via floema ou floema e xilema, ele é considerado sistêmico.
Com relação à forma de aplicação e ao mecanismo de ação, os herbicidas podem ser classificados em: I. Aplicados ao solo – se movem das raízes para as folhas (translocados via xilema). ... Aplicados às folhas (sistêmicos) – movimentam-se das folhas para os pontos de crescimento das plantas (translocados via floema).
Como aplicar herbicida sistêmico?
COMO OS HERBICIDAS MATAM AS PLANTAS A morte das plantas tratadas com inibidores da fotossíntese ocorre por estes herbicidas ao bloquearem o transpor- te de elétrons, produzirem substâncias ricas em energia e altamente tóxicas, que destroem as membranas das células e levam, assim, a planta à morte.
Classificação quanto à época de aplicação Aqueles aplicados ao solo são normalmente absorvidos pelas raízes ou por estruturas subterrâneas antes, durante ou imediatamente após a emergência. Já aqueles aplicados à parte aérea das plantas são preferencialmente absorvidos pelas folhas.
Os herbicidas de contato atuam próximo ou no local onde são absorvidos nas plantas. Alguns exemplos de herbicidas de contato são: diquat, paraquat e lactofen. Já um herbicida sistêmico é aquele que se movimenta, se transloca no interior da planta, pelo xilema ou floema, ou por ambos.
PREFÁCIO 4 5 Os herbicidas são agentes biológicos ou substâncias químicas capazes de matar ou suprimir o crescimento de espécies específicas. Entre os agentes biológicos estão os fungos e outros microorganismos. Existem muitos trabalhos sendo realizados no Brasil, envolvendo fungos patogênicos as espécies daninhas, com resultados promissores.
Locais de ação dos herbicidas (Sítios alvo) Os herbicidas possuem locais específicos para agir, denominados “sítios de ação”, aos quais se ligam inibindo funções vitais na planta. A maioria dos sítios localiza-se ou são enzimas. Ao se ligar ao sítio de ação, a molécula herbicida paralisa ou retarda reações bioquímicas (Figura 2).
Herbicidas não seletivos: apresentam um amplo espectro de ação, ou seja, tem atividade sobre diversos grupos de plantas daninhas, desde que aplicados nas concentrações recomendadas. Por exemplo, os herbicidas glifosato e sulfosato, são recomendados para a dessecação de plantas daninhas em lavouras de semeadura direta.
Os herbicidas geralmente inibem a atividade de uma enzima/proteína na célula e, como conseqüência, desencadeiam uma série de eventos que matam ou inibem o desenvolvimento da célula e do organismo (VIDAL, 1997). Modo de ação é, portanto, o efeito final expresso na planta após a aplicação de um herbicida.
O que é a velocidade instantânea?
Quais são os tipos de arquivos que existem?
Qual é a espessura normal da córnea?
O que é bário na tabela periódica?
O que calopsita não pode comer?
Quanto mede a estatua da liberdade?
Quando se usa há em uma frase?
O que precisa para ser monetizado no YouTube?
Quais são as profissões mais bem pagas?
A licença maternidade é de quantos meses?
Quais as consequências da abertura dos portos para o Brasil?
O que comer para diminuir a azia?
Quantos quilos de ração Um boi come por dia?
Quando um numero é divisivel por 6?