Quando ocorre a formação de um granuloma periapical no ápice de um dente que possui a polpa morta haverá um grau de proliferação de restos epiteliais de Malassez, quando não tratada corretamente pode evoluir-se para um cisto, sendo o mais comum o cisto maxilar (ODELL; CAWSON, 2013).
O termo lesão periapical crônica geralmente é utilizado para identificar lesões inflamatórias crônicas nos tecidos que circundam e se relacionam diretamente com o ápice dentário. Às vezes empregase o termo periapicopatia crônica como sinônimo de lesão periapical crônica.
De acordo com o exame clínico e radiográfico, as lesões periapicais podem ser classificadas em: Pericementite Apical; Abscesso Periapical; Granuloma Periapical; Cisto Periapical e Osteíte Condensante.
Os abscessos dentários também podem canalizar-se através da pele suprajacente e drenar por uma fístula cutânea (MOURA et al., 2007). O abscesso dissemina-se pela área de menor resistência. A secreção purulenta, se não drenada, pode-se estender através dos espaços medulares adiante da área apical, resultando em osteomielite.
As lesões inflamatórias agudas com a formação de um abscesso podem surgir como uma alteração periapical inicial ou a partir de uma exacerbação aguda de uma lesão inflamatória periapical crônica (abscesso fênix).
As lesões inflamatórias que envolvem os periápices dos elementos dentários, na maioria das vezes, pode promover a destruição do tecido ósseo da região e causar reabsorção radicular.
Qual valor máximo para enviar Pix?
Como restaurar ps4 de fabrica?
Quais são os 4 elementos do charme?
Quais são as ervas de proteção?
Pode beber água antes do exame de endoscopia?
Qual o país com pior educação?
Qual país é mais perigoso Brasil ou Estados Unidos?
Como fechar os botões do terno?
Como pegar histórico escolar pela internet RJ?
Qual o melhor veneno para formigas doceiras?
Como protestar o nome de uma pessoa?