Circuito elétrico é uma ligação de dispositivos, como geradores, resistores, receptores, capacitores, indutores, etc., feita por meio de um fio condutor, que permite a passagem de cargas elétricas pelos elementos do circuito.
Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto. ... Já o misto possui um único circuito com as características dos circuitos em série e em paralelo. Nos circuitos elétricos simples encontramos vários caminhos que permitem o livre acesso das correntes elétricas.
O circuito elétrico aberto ou simplesmente "circuito aberto" consiste no bloqueio ou "vazamento" da energia transmitida através de um fio condutor. Exemplo: quando uma luz é desligada, o interruptor faz com que a energia deixe de fluir pelo condutor elétrica.
Os circuitos elétricos são classificados de duas maneiras: Circuitos de corrente contínua: possuem fontes de tensão e correntes contínuas (que não variam no decorrer do tempo). Circuitos de corrente alternada: possuem fontes de tensão e correntes alternadas (que variam no decorrer do tempo)
De um modo bem geral, podemos afirmar que um circuito simples é aquele em que há apenas uma única corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica sai do gerador e percorre somente um caminho até voltar a ele. Podemos ver na figura abaixo que há uma pilha, uma lâmpada e uma chave metálica, ligada por fios condutores.
Circuito elétrico e circuito eletrônico, mostrando um elemento de diferença entre eles. No sistema elétrico, a lâmpada encontra-se ligada diretamente à fonte de energia, não tendo nenhum equipamento eletrônico capaz de controla-la.
Nesses pontos, a corrente elétrica é sempre a mesma, antes e após sua passagem por eles. Ramos: caminhos entre dois nós consecutivos. A corrente elétrica ao longo de um ramo é constante. Malhas: caminhos fechados formados pelos ramos de um circuito, no qual pode haver malhas internas e externas.
A corrente elétrica que atravessa um circuito sempre percorrerá os geradores no sentido do polo negativo para o polo positivo, que representam os níveis de energia baixo e alto, respectivamente.
ATIVOS: circuitos eletrônicos que geram energia, tal como os dos geradores. PASSIVOS: circuitos eletrônicos que absorvem energia, tais como os das resistências (gastam energia em forma de calor), das bobinas (guardam energia na forma de campo magnético) e dos condensadores (concentram energia em forma de campo elétrico).