O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o período da Pré-História em que ocorreu a chamada Revolução Agrícola. Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida entre 10.000 a.C. e 4.000 a.C. Neolítico significa “pedra nova” ou ainda Idade da Pedra Polida.
As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.
O Período Neolítico aconteceu entre 5.000 a 3.000 a.C. Ele foi o último período da Idade da Pedra. O Neolítico também é chamado de Idade da Pedra. Entre suas características estão a sedentarização, a agricultura e a domesticação de animais.
Nesse sentido, vale ressaltar que o período anterior, o Paleolítico, é chamado de Idade da Pedra Lascada, uma vez que a pedra não recebia esse tratamento. Do grego, o termo neolítico (neo "novo" e líthos "pedra") significa “pedra nova” ou “nova idade da pedra”.
Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo. Neolítico: os hominídeos tornaram-se sedentários, iniciando a prática da agricultura.
40 curiosidades que você vai gostar
O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.
O Paleolítico é o primeiro período da Pré-história e também o mais longo. Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-história. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás. O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada.
O Paleolítico também é chamado de Idade da Pedra Lascada, uma vez que o temo deriva das palavras gregas palaiós (antigo) e lithos (pedra) = pedra antiga.
Tal sedentarização foi consequência das práticas agropastoris, ou seja, com o surgimento e desenvolvimento da agricultura e da pecuária, os povos perceberam que não era mais necessário caminhar por diversas regiões para buscar alimento.
Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”. Ao longo de todo o período Paleolítico, o homem desenvolveu uma série de habilidades físicas e técnicas que lhe permitiram aprimorar a sua vida na terra.
No Paleolítico, os instrumentos eram feitos de pedra lascada, e o homem era nômade; no Neolítico, o homem sedentarizou-se e passou a produzir instrumentos de pedra polida.
O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável.
A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, em 6 mil a.C., quando os primeiros humanos descobriram os metais e começaram a utilizá-los no seu cotidiano, produzindo objetos e fabricando armas.
O sedentarismo caracterizou o ser humano a partir do período pré-histórico conhecido como Neolítico. Neste sentido, podemos dizer que o homem pré- histórico viveu ao redor de seis mil anos como nômade em busca de novos recursos cada vez que os mesmos se esgotavam do seu entorno.
Não possuíam uma casa, por exemplo, como a grande maioria das pessoas hoje. Esses grupos de pessoas viviam da caça de animais e da coleta de alimentos. Por isso, sempre que o alimento se tornava escasso em uma região, eles partiam para outra.
Do ponto de vista de consumo de energia, o comportamento sedentário se refere à realização apenas de atividades que não aumentam o gasto de energia substancialmente acima do nível de repouso, tais como dormir, manter-se sentado e à frente da televisão, por exemplo.
O Período Paleolítico também é conhecido como “Idade da Pedra Lascada” em decorrência dos utensílios utilizados nessa época. Geralmente, os homens fabricavam ferramentas de pedra, osso e madeira. Em muitos casos, a pedra lascada era empregada na concepção de machados, martelos, arpões e lâminas.
Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.
O termo "homem das cavernas" às vezes é usado coloquialmente para se referir a neandertais ou cro-magnons (Homo sapiens do Paleolítico).
Por volta de 10.000 a.C., teve lugar a Revolução do Neolítico. Apesar de o homem do Neolítico ter produzido novas ferramentas de pedra polida, essa não foi a transformação mais importante ocorrida no período.
No Paleolítico, os hominídeos eram caçadores, pescadores e coletores de frutos, ou seja, dependiam do que a natureza lhes oferecia. Estavam em constante deslocamento, em busca de regiões prósperas e que os afastassem de perigos.
É nesse período que temos os primeiros desenvolvimentos de ferramentas confeccionadas para sobrevivência, a descoberta do fogo e o culto às mulheres como forma de religião.Foi no Paleolítico que a caça, a produção de armas e roupas e o fogo foram dominados (Foto: depositphotos)No Paleolítico a escrita não exista.
A Idade dos Metais (3.000 a.C – 1.000 a.C) é caracteriza pela criação dos primeiros utensílios de metais e consequente desenvolvimento das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas. Esse período da Pré-História é subdividido em três partes: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.
A Idade dos Metais foi o último período da Pré-Histórica e teve como característica principal o uso de metais na fabricação de utensílios, ferramentas e armas. Os metais usados foram: cobre, bronze e ferro.
O período que define a Idade do Ferro é estabelecido pelo primeiro surgimento que se tem acesso de sociedades com conhecimento do manuseio do ferro, datado de 1200 anos a.C., ou seja, no século XII a.C., nas regiões do Oriente Próximo e do Sudeste da Europa.
Qual o tema do filme Doutor Gama?
Quais são as fases da respiração celular e onde elas ocorrem?
Como escrever a palavra recusasse?
Qual a diferença entre gostar e admirar?
Qual é a importância dos resultados do VDRL e FTA ABS?
O que são recintos alfandegados?
Em qual numero o ar condicionado gela mais?
Quanto tempo Moisés ficou no deserto depois que fugiu do Egito?
Quanto tempo para enzima fazer efeito?
Qual é o melhor peixe para criar em tanque?
Venceram é presente ou futuro?
Como conseguir emprego em 2022?