As orquídeas devem ser plantadas em solo fértil, húmido mas com excelente drenagem. É aconselhável utilizar fertilizantes, mas no composto e nunca junto à raiz da orquídea. Esta aplicação deve ser feita uma ou duas vezes por mês consoante o desenvolvimento da planta.
Em seu habitat natural, a orquídea consegue captar água de alguma fonte colocada perto ou diretamente em contato com o ar. Por gostarem muito da proximidade com árvores, caso tenha um jardim, a melhor opção é plantar as orquídeas no tronco das árvores.
Normalmente, as orquídea à venda estão todas floridas plantadas em vasos, pois as pessoas querem levar para casa a planta com as flores abertas. No entanto, mesmo que o intuito da compra seja plantar orquídeas em troncos, deixe para transportá-la depois da floração, depois que todas as flores tenham caído.
Evitar os vasos de plástico, regar adequadamente, cuidar dos brotos, esterilizar a tesoura e outras dicas práticas e caseiras para cuidar de orquídeas, segundo especialista.
Sabemos que orquídeas podem ser cultivadas em vasos, até porque elas são vendidas dessa forma. Muita gente também consegue obter sucesso ao cultivá-las dentro de casa, mas é comum também transferir a orquídea do vaso para a uma árvore na área externa no jardim ou na calçada em frente casa.
As orquídeas em troncos Phalaenopsis são as masi fáceis de cultivar. O gênero de orquídeas Phalaenopsis é um dos mais indicados para se cultivar em troncos de árvores ou em vasos, pois a maioria de suas espécies costumam ser fortes, resistentes e gostam de calor, apesar de não aturar a incidência de sol direto.