Educação de Jovens e Adultos
Assim como o planejamento das aulas é diferente, as dificuldades também mudam do Ensino Fundamental nas turmas regulares e nas turmas de EJA. Miriam observa que, ao contrário das crianças, os adultos têm mais medo de errar, principalmente na hora de formular hipóteses de escrita.
Ensinar jovens e adultos pressupõe um envolvimento maior do professor com seus alunos. Ele precisa se aproximar, ouvir, conversar, compreender os problemas (da aprendizagem e da vida) e estimular seus educandos.
O processo de alfabetização de jovens e adultos, não se resume apenas em juntar letras e formar palavras. Para alfabetizar de fato é preciso introduzir os jovens e adultos no universo da escrita, mostrando-lhes os principais tipos de textos que estão presentes em nossa sociedade.
Algumas atividades para o primeiro dia de aula podem ajudar nesse momento de boas vindas, reconhecimento e reencontro.
Como a EJA mudou a vida deles “Depois de 27 anos, voltei a estudar”, conta Sandra Rossi. Ela abandonou a escola aos 13 anos para se dedicar ao esporte. ... Do total de matriculados na EJA, 2,17 milhões tentam completar o Ensino Fundamental, enquanto 1,42 milhão estão em busca do diploma do Ensino Médio.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
Visto que a educação de jovens e adultos é um processo contínuo e a educação é parte de um todo, com atividades lúdicas variadas e criativas é possível obter um ensino global, onde os saberes são construídos através da ação-reflexão- ação (MELLO, 2004).
PLANO DE AULA EJA (Educação de Jovens e Adultos) Atividade: Poema Oração do milho e receita de polenta assada com carne seca. Ao usar receitas na educação de jovens e adultos, o professor tem em mãos um leque de possibilidades para abordar o assunto, explorando textos comuns e que fazem parte do cotidiano de jovens e adultos.
Apesar do currículo de conteúdo ser o mesmo, dar aulas para crianças é muito diferente de dar aulas para adultos. O professor estará trabalhando com um público muito diferente, com outros objetivos. É normal, portanto, que as atividades normais do ensino fundamental não motivem e nem despertem o interesse dos alunos no EJA.
O papel do educador na EJA é, principalmente, o de ajudar o adulto a perceber mais sensivelmente o mundo que o cerca e ampliar o repertório dos alunos para que consigam solucionar questões do cotidiano com mais propriedade.
Em 2017, foram registradas mais de 2 milhões de matrículas no programa. Os professores empregados pelo EJA, normalmente são pessoas com a formação e preparação para dar aulas no ensino fundamental. Apesar do currículo de conteúdo ser o mesmo, dar aulas para crianças é muito diferente de dar aulas para adultos.
Como usar cartões de memória para estudar?
Para que serve fornalha potente?
Como configurar o microfone de ouvido?
Como usar verbo to be na forma negativa?
Como saber se o cartão Neon e crédito ou débito?
Como usar um headset USB no PC?
Quantos dias para aprovar conta no Bradesco?
Como saber o local de prova do Enade?
Como baixar arquivos do Google Drive pelo gerenciador de download consegue?
Como saber se o cartão Santander foi aprovado?
Como usar forma para moldar hambúrguer?
Como saber se cabelo precisa de Hidratacao?
Como usar fósforo nas plantas?
O que você precisa saber antes de comprar um iPhone?
Como usar fita adesiva para dores musculares?
Como está o funcionamento da Enel?
O que pode causar o envenenamento?