Para realizar o diagnóstico da alergia e, se necessário, iniciar o tratamento da patologia detectada, o médico alergista irá solicitar exames. O tipo escolhido varia de acordo com os sintomas que o paciente apresenta e o seu histórico, entre outros critérios.
Os principais exames para detectar a alergia são os de sangue, sendo eles o IgE total e o IgE específico. Através desses testes, é possível identificar se a pessoa é alérgica e quais agentes ou substâncias provocam a causa dessa alergia.
Atualmente, até existem alguns exames de sangue para o diagnóstico de reações alérgicas induzidas por fármacos, contudo, raramente são utilizados na prática clínica.
Para identificar o responsável pela alergia, é importante conhecer a história clínica do paciente. Quando esta não é suficiente, um teste cutâneo ou uma análise ao sangue podem dar a resposta.
Coleta-se uma amostra de sangue para procurar anticorpos para o alérgeno. Se não houver certeza de qual substância é o alérgeno, então, é necessário realizar o exame para várias delas.
O que é um sistema convencional?
O que acontece com o corpo depois de 24 horas de jejum?
O que é manutenção preventiva baseada na condição?
Como foi que Leonardo teve João Guilherme?
Qual o melhor exercício físico para acelerar o metabolismo?
Como receber o auxílio funeral do INSS?
O que é um termo de compromisso de ajustamento de conduta?
Como atualizar as páginas do sumário no Word?
Qual o nível da água do radiador?
Como saber se tenho fobia de água?
Porque bebês nascem com Sindromes?