Como pedir efeito suspensivo no recurso ordinário?

Pergunta de Pedro Ramos em 23-09-2022
(82 votos)


Como pedir efeito suspensivo no recurso ordinário?

Para o magistrado, o pedido de efeito suspensivo a recurso é uma tutela provisória cautelar de procedimento específico, que deve ser apresentado no próprio recurso, a fim de ser examinado pelo juiz – quando do juízo primeiro de admissibilidade – ou, depois, pelo relator.

Como obter efeito suspensivo em recurso trabalhista?

Via de regra, o recurso trabalhista não é dotado de efeito suspensivo: CLT Art. 899 - Os recursos serão interpostos por simples petição e terão efeito meramente devolutivo, salvo as exceções previstas neste Título, permitida a execução provisória até a penhora.

Quais os efeitos do recurso ordinário?

Regra: O Recurso Ordinário será sempre recebido no efeito DEVOLUTIVO. O processo não ficará suspenso, ou seja, a parte que tem a sentença favorável a ela já poderá executar os valores de forma provisória através da extração de carta de sentença.



Como regra geral o recurso ordinário tem efeito suspensivo automático?

Como não há, este último deve sofrer os influxos da regra geral, que está no art. 995 do CPC. Significa, então, que o recurso ordinário constitucional não é dotado de efeito suspensivo automático”.

Quais recursos tem efeito suspensivo no processo do trabalho?

Agravo de Petição Seu papel é causar um efeito suspensivo, adiando a decisão. O prazo para o agravo de petição ser proferido é de 8 dias contados a partir do ocorrido. Da mesma forma, o acusado tem igual período para recorrer do recurso.

O que quer dizer com efeito suspensivo?

O efeito suspensivo, resumidamente, é o que suspende a eficácia da sentença expressa. Isto significa que após proferida a sentença e intermédio recurso, será concedido a ele tal efeito. A decisão que foi recorrida não poderá surtir efeitos até que ocorra um novo julgamento.



Quando o recurso tem efeito suspensivo trabalhista?

No processo do trabalho a regra é o efeito devolutivo, que ocorre quando a questão for devolvida pelo juiz da causa a outro juiz ou tribunal. O efeito suspensivo provoca a paralisação dos efeitos da sentença, contra a qual foi interposto o recurso, impedindo o início da execução, mesmo que provisória.

Quando usar o recurso ordinário trabalhista?

895 da CLT, o recurso ordinário é cabível: das decisões definitivas ou terminativas das Varas do Trabalho e dos Juízes de Direito investidos na jurisdição trabalhista para os Tribunais Regionais do Trabalho da respectiva região (inciso I do art. 895 da CLT). Nesse caso, cabe recurso ordinário que será julgado pelo TRT.

Qual o prazo do recurso ordinário no processo trabalhista?

8 dias Esse tipo de recurso cabe, única e exclusivamente, para corrigir uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de caráter ordinário e de dissídios individuais ou para uniformizar a jurisprudência. O prazo é de 8 dias – exceto a Fazenda Pública e o Ministério Público do Trabalho, que têm o dobro do tempo.



Qual o efeito suspensivo da sentença?

O efeito suspensivo é aquele que suspende a eficácia da sentença proferida. Ou seja, após proferida a sentença e interposto recurso, sendo-lhe concedido tal efeito, a decisão recorrida não poderá surtir efeitos até que haja novo julgamento. Os recursos são dotados de dois principais efeitos. São eles o efeito devolutivo e efeito suspensivo.

Como ocorre o efeito suspensivo?

Já o efeito suspensivo suspende a execução da sentença até que o recurso interposto seja julgado. Como acontece o efeito suspensivo? O efeito suspensivo pode se dar por meio de dois critérios: ope legis e ope judicis. O critério ope legis, também conhecido por efeito suspensivo próprio, é aquele previsto em lei.

Por que o efeito suspensivo não é imediato?

Mas isso não significa que o efeito suspensivo não possa ser suscitado (art. 1.012, §3º e 4º). Além das exceções previstas no §1º do art. 1.012 do Novo CPC, a legislação traz outras hipóteses em que a concessão do efeito suspensivo não é imediata: Art. 58, V, da Lei 8.245/1991, nas ações de despejo: Art. 58.

Qual a regra de suspensão da sentença?

No atual diploma processual, como já explanado anteriormente, a regra é no sentido de não haver suspensão dos efeitos da sentença, salvo disposição legal ou decisão judicial em contrário (art. 995).



Outras questões

Quais são as 4 principais formas do relevo indiano?

Quais são as características da luta Taekwondo?

Quais são as características de vigorexia?

Como jogar muito bem de Katarina?

Como saber que ganhou no Ourocap?

Como saber se uma empresa foi baixada na prefeitura?

O que significa fiscalização aduaneira finalizada?

Como saber se fui silenciado no Direct do Instagram?

Qual a diferença entre restringir e silenciar no Instagram?

Quanto tempo demora a análise de crédito da Caixa?

Como saber se mexeram na quilometragem?

Como funciona a bolsa integral do Prouni?

Como conectar o Xbox One no notebook com cabo HDMI?

Como saber se um fusível de vidro está queimado?

Como saber se fui sorteado na nota do Milhão?

Qual exame para saber se o fígado está bom?

O que acontece quando vc restringe alguém no Instagram?

Como tirar silenciar status no WhatsApp?

Como saber se o meu CNPJ está ativo?

Quando sai o resultado do Uniedu 2021?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com